Afrolink na Lisbon Unicorn Week, para construir pontes e derrubar muros

Na próxima terça-feira, 14, às 17h30, juntamo-nos à Lisbon Unicorn Week, com o evento “Construir Pontes, Derrubar Muros”, que acontecerá no Impact Hub Lisbon da Penha de França. Além da apresentação da proposta Afrolink Business Program & Network, em construção há alguns meses, teremos a oportunidade de partilhar a nossa visão de crescimento. Venham! É importante que se inscrevam, para que possamos organizar o coffee break.

Texto por Paula Cardoso

Fotos de Big Lisbon Media

Hoje falo na primeira pessoa para vos lançar um convite: na próxima terça-feira, 14, a partir das 17h30, apareçam no Impact Hub Lisbon da Penha de França. O Afrolink estará por lá, integrado na Lisbon Unicorn Week, com o evento “Construir Pontes, Derrubar Muros”.

Venho até aqui não apenas por vos desafiar a participar, mas também para vos contar como chegámos até aqui.

Tenho partilhado, em conferências, seminários e formações, de que forma o racismo marcou as minhas vivências, e como continua a marcar. Entre o passado e o presente, a enorme e fundamental diferença é que hoje não só me recuso a normalizar a violência racista, como faço o que posso para alertar para o seu impacto, e, com o que aprendi e vou aprendendo, procuro construir caminhos de mudança. Só é possível fazê-lo em colectivo, e o Afrolink tem sido, nos últimos quatro anos a minha via de transformação, iniciada com a Força Africana e, mais recentemente, reforçada com O Tal Podcast.

Este projecto nasceu a partir de uma consciência que, com acção e compromisso, acredito ser revolucionária: trabalhar em rede permite transformar impossibilidades em possibilidades, abrir novas oportunidades, expandir prosperidade, e criar, afectiva e efectivamente, uma comunidade fortalecida e sustentável.

Se não tivesse conhecido a Georgina Angélica, e se não nos tivéssemos cruzado com o Yuri Sousa, da Big Lisbon, O Tal Podcast nunca teria acontecido.

Foi a partir da Força Africana que a Georgina me contactou, e foi a partir de um almoço de networking facilitado pelo Afrolink que conhecemos o Yuri e, ao ficarmos a saber da sua experiência em rádio, aproveitámos para conversar sobre a nossa vontade de lançarmos um podcast.

Pouco depois tínhamos O Tal Podcast no ar, formato que já vai na terceira temporada, e que, nesta fase, procuramos viabilizar financeiramente com patrocínios e parcerias. Seria mais fácil se já tivéssemos uma comunidade de negócios prósperos à qual recorrer, ou mesmo um fundo de investidores especialmente focado no apoio a projectos detidos por pessoas negras.

Ainda não temos essa rede de facilidades, mas acredito que a soma das nossas vivências, competências, criatividade e potencialidades oferece-nos tudo aquilo de que precisamos para a construirmos.

Mas, para nos podermos somar, temos de nos conhecer e reconhecer como pessoas que enfrentam barreiras comuns, que só colectivamente podem ser contornadas e derrubadas.

Por isso, nos últimos meses, o Afrolink juntou à marca editorial, uma marca Business, iniciada com um programa-piloto de formação para empreendedoras. Segue-se, nesta fase, uma firme aposta no networking, concretizada, no passado dia 8, com a nossa primeira ronda de negócios.

Na próxima terça-feira, 14, a partir das 17h30, teremos a oportunidade de falar sobre esta proposta.

Comigo estarão: Sofia Rodrigues, coordenadora do Afrolink Bussiness Program & Network; e várias empreendedoras da nossa rede.

Venham! É importante que se inscrevam, para que possamos organizar o coffee break.