Amílcar Cabral na Assembleia da República, em dois dias de colóquio

No próximo ano assinala-se o 50.º aniversário do assassinato de Amílcar Cabral, ocorrido a 20 de Janeiro de 1973. A data serve de mote para o colóquio internacional “Amílcar Cabral e a História do Futuro”, que se realiza nos próximos dias 13 e 14 de Janeiro, na Assembleia da República, em Lisboa. O programa inclui várias mesas-redondas, a que se junta uma conferência de Pedro Pires, ex-Primeiro-Ministro, antigo Chefe de Estado de Cabo Verde e actual Presidente da Fundação Amílcar Cabral, e a exibição do filme “O regresso de Cabral”, seguida de debate. Além da presença do ex-Presidente da República cabo-verdiano, a iniciativa traz a Portugal, várias outras figuras de renome, como Iva Cabral, historiada e filha do eterno líder africano, o também historiador Mustafah Dhada, e Carlos Cardoso, do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral/CESAC. À comitiva de convidados internacionais junta-se um núcleo nacional, composto, entre outros nomes, pelo investigador Bruno Sena Martins e pela vereadora da Câmara de Lisboa e ex-deputada Beatriz Gomes Dias. O colóquio, de entrada livre mas sujeita a inscrição obrigatória, será encerrado com uma festa no B.Leza, animada por um concerto de Prétu, o novo projecto de Xullaji, e um DJ set com Abel Djassi. A não perder!

por Afrolink

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, através do projecto CROME, junta-se ao Instituto de História Contemporânea, ao laboratório associado IN2PAST, e à Cultra, promotora da campanha “Abril é Agora”, na organização do colóquio internacional Amílcar Cabral e a História do Futuro”.

A iniciativa realiza-se na Assembleia da República, em Lisboa, nos dias 13 e 14 de Janeiro do próximo ano, em que se assinala o 50.º aniversário do assassinato do líder histórico.

O evento, de acesso livre, mas sujeito a inscrição obrigatória, inclui várias mesas-redondas, a que se junta uma conferência de Pedro Pires, ex-Primeiro-Ministro, antigo Chefe de Estado de Cabo Verde e actual Presidente da Fundação Amílcar Cabral, e a exibição do filme O regresso de Cabral”, seguida de debate.

Além da presença do ex-Presidente da República cabo-verdiano, o colóquio traz a Portugal, várias outras figuras de renome, como Iva Cabral, historiada e filha do eterno líder africano, o também historiador Mustafah Dhada, e Carlos Cardoso, do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral/CESAC.

À comitiva de convidados internacionais junta-se um núcleo nacional, composto, entre outros nomes, pelo investigador Bruno Sena Martins e pela vereadora da Câmara de Lisboa e ex-deputada Beatriz Gomes Dias.

O programa completo do colóquio está disponível online, via pela qual podem efectuar as vossas inscrições, neste momento em lista de espera.

Os dois dias de conversas na Assembleia da República serão encerrados com uma festa no B.Leza, animada por um concerto de Prétu, o novo projecto de Xullaji, e um DJ set com Abel Djassi. A não perder!