Arte lusófona para os nossos ouvidos,
pela voz de Victor Correia

Desde a infância fascinado pelas sonoridades radiofónicas e musicais, Victor Correia encontrou nelas um caminho de profissionalização. Radialista, locutor, Mestre de Cerimónias e rapper, o luso-cabo-verdiano tem na voz o seu cartão-de-visita, que projecta para promover artistas lusófonos. Um percurso também com incursão pela poesia, para conhecermos melhor amanhã, n’ O Lado Negro da Força.

por Lado Negro da Força

“Radialista, locutor, poeta, Mestre de Cerimónias e rapper”. Assim se pode resumir a apresentação profissional de Victor Correia. Iniciado na Rádio quando frequentava o ensino secundário, o luso-cabo-verdiano rendeu-se definitivamente ao encanto radiofónico a partir de um projecto escolar desenvolvido em 2001 para a RDP Internacional, no âmbito do Ano Europeu das Línguas. 

Duas décadas depois, a voz é o seu cartão-de-visita profissional, que tem usado para divulgar artistas lusófonos das mais variadas áreas. 

O foco artístico ganhou expressão no programa autoral “Arte A Uma Só Voz”, iniciado em 2008, com a entrada na Rádio Zero, do Instituto Superior Técnico. 

Cerca de sete anos mais tarde, em 2015, esse formato evoluiu para outro programa, o DivulgARTE, que, fiel aos objectivos do seu antecessor – a promoção de talentos da arte lusófona –, trouxe uma nova imagem e um novo slogan: “A Nossa Arte Por Toda a Parte!”. 

Já com esta renovação – e após investir no curso de Comunicação Social e Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria –, o formato expandiu-se a diversas rubricas, e conquistou novas geografias, captando a atenção de outras rádios, em formato online e FM, tanto em Portugal como no estrangeiro. É o caso, por exemplo, da Camões Rádio, emitida a partir do Canadá. 

“Diariamente o DivulgARTE emite em dezenas de rádios com música, entretenimento, informação cultural (Arte Em Destaque), novos rappers brasileiros (Rap Brasil), polémicas dos artistas (Jindungo Na Boca), gastronomia lusófona (Nossos Sabores Lusófonos), showcases (Arte Session), cinema lusófono (EstreArte) e entrevistas aos artistas de expressão portuguesa (Voz Nacional)”, apresenta Victor Correia. 

Gala de Arte 

A marca DivulgARTE estende-se, para além dos conteúdos radiofónicos, a uma gala, inaugurada em 2017, em parceria com a Art Design. O evento, até aqui com duas edições (2017 e 2018), nasceu para dar palco aos novos artistas lusófonos que vão marcando presença no programa. 

A par da actividade de locutor de Rádio, Victor Correia desenvolve o seu projecto independente, o Promo Spot, dedicado à produção de spots promocionais, empreitada que já o levou a participar em alguns trabalhos em Cabo Verde, o seu país de nascimento. 

“É caso para dizer que, “A Nossa Arte espalha-se por Toda a Parte”, porque juntos fazemos a diferença!”, remata Victor, salientando o poder de fazer. Porque “na procura de promover, apoiar e desenvolver a arte e a vida humana, o autor define-se pelas suas acções”.

 

Acompanhe O Lado Negro da Força, no Facebook e no YouTube.