Artista René Tavares reflecte sobre memória, património e miscigenação

“In Memory We Trust” é o nome da exposição do artista plástico René Tavares, que terá lugar em simultâneo em Luanda e Lisboa, na galeria de arte contemporânea This is Not a White Cube. A inauguração da mostra, com reflexão em torno das noções de memória, história, tradição, património e miscigenação, decorre esta quinta-feira, 27, e vai incluir o lançamento do livro “Tchiloli Unlimited”. A entrada é livre.

por Filipa Bossuet

O pensamento sobre a “experiência de deslocação ou deslocalização contemporânea entre as diversas zonas de contacto pós-colonial”, impresso na mistura do desenho, pintura, fotografia e instalação do artista René Tavares, estará patente na exposição “In Memory We Trust”, que apresenta mais de 30 obras produzidas entre 2012 e 2021.

O trabalho do artista santomense será exibido simultaneamente em Angola e em Portugal, de 27 de Maio a 17 de Julho, através da galeria de arte contemporânea This is Not a White Cube, com espaço a reabrir em Luanda, na Vila Alice, e inauguração em Lisboa, no Chiado.

De uma cidade à outra, a mostra aborda, na capital angolana, temas da migração e do património, enquanto na capital portuguesa o foco incide sobre a memória e herança cultural.

Entre as obras expostas encontra-se “Two Lives Tchiloli”, a série fotográfica mais antiga que integra a exposição, na qual o artista resgata “um olhar que se pode definir como arqueológico ou estratificado sobre a cultura ancestral santomense do Tchiloli”, descrito como um “espectáculo tradicional santomense de origem europeia”.

Segundo a mensagem de divulgação da mostra, “Two Lives Tchiloli” será apresentada ao público luandense, enquanto Lisboa reserva-nos o encontro com as criações de base fotográfica da série “In Memory We trust”, nas quais a pintura assume um carácter mais preponderante.

 Ao longo do certame, antecipa ainda a sinopse, o autor “interpela-nos, colocando-nos entre a revisão crítica de uma distópica concepção da identidade do continente africano e a exigência da afirmação de um olhar renovado sobre as várias áfricas que África encerra dentro de portas e na diáspora”.

Além de apresentar mais de três dezenas de obras, o artista vai lançar, na inauguração da mostra, o livro “Tchiloli Unlimited”, no qual são apresentados “olhares cruzados sobre os aspectos históricos, sociais e estéticos existentes nesta peça de teatro popular de São Tomé e Príncipe”. 

Assista à exposição “In Memory We Trust”, de 27 de Maio a 17 de Julho, no espaço This is Not a White Cube Art Gallery

Rua da Emenda, nº 72, Chiado, Lisboa

Horário no dia 27 de Maio 16h às 21H

 

Restantes dias

 

Terça-feira a Sexta-feira: das 14h às 20h

 

Sábado: das 14h às 19h

 

Outros horários: mediante marcação