Até que ponto conseguimos ser postos à prova? Este livro aponta respostas

Tal como o pássaro que na mitologia grega renasce das cinzas, a psicóloga Gisela Van-Dünann conta que morreu e regressou à vida “várias vezes”, ao longo dos seus 32 anos de história. A jornada de provação e superação inspirou-a a escrever o livro “Fénix – O Impossível Não Existe”, lançado no último sábado, 7. O Afrolink revela um pouco do que pode ler nas quase 200 páginas de partilhas autobiográficas.

por Paula Cardoso

Fotos DR

Desde os 18 anos como paciente, e há três como psicóloga clínica, Gisela Van-Dünann verte a sua experiência terapêutica no livro “Fénix – O Impossível Não Existe”, lançado no último sábado, 7.

Narrado na primeira pessoa, o título apresenta-nos, ao longo de 198 páginas, “uma história de resiliência humana”. Nela, a autora de 32 anos conta que morreu e regressou à vida “várias vezes”, tal como o pássaro representado na capa, reconhecido na mitologia grega pela sua capacidade de renascer das cinzas.

A partir das suas vivências pessoais  e profissionais – que incluem, a par das consultas, seis anos de coordenação de terapias de grupo para mulheres –, Gisela procura encontrar respostas para a pergunta: “Até que ponto consegue o ser humano ser posto à prova?”.

O questionamento acompanha-nos ao longo de vários capítulos, centrados em temas como a dor e a rejeição, os bastidores da alma, ou os ciclos de uma identidade perdida.

Fé e ciência unidas ao serviço da recuperação?

Mais do que trazer uma série de interrogações à atenção dos leitores – como, por exemplo, “será possível conciliar a fé e a ciência no estudo e na recuperação do ser humano?” –, a psicóloga, nascida em Portugal e com ascendência guineense, partilha a chave da sua cura.

“Gisela vai responder como é que se chega e, o mais importante, como é que se sai da depressão”, antecipa a mensagem promocional de “Fénix – O Impossível Não Existe”.

Além de apontar caminhos a partir dos próprios traumas – num passado onde se inclui rejeição, abusos e até tortura –, a especialista, que é também apresentadora do programa Viva Saúde, na RTP África, sugere direcções sustentadas na sua prática clínica.

Neste domínio, importa referir ainda a intervenção no “Fénix Bootcamp”, grupo de terapia intensiva online estruturada, que criou em 2020, a pensar nas necessidades de apoio psicológico destapadas pela pandemia.

Cerca de um ano depois dessa experiência, a mesma Fénix que fez descolar o Bootcamp, e amplificou o alcance do trabalho de Gisela Van-Dünann, pousa a força na capa do seu primeiro livro. Publicado para exaltar o poder da superação humana.

 

Para comprar o livro:

Solicite o seu exemplar através das redes sociais da autora

No Facebook

No Instagram

Ou adquira-o, presencialmente, no Instituto Fonte de Vida, na Amadora

O preço de venda é de 18€