Bissau estreia encontro de cinema, com as obras de Welket Bungué em destaque

O Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau acolhe, na próxima sexta-feira, 15, na capital guineense, a primeira edição do BISSAU FILM MEETING (BFM). A programação, que decorre das 11h às 18h, vai apresentar seis produções, incluindo quatro filmes do cineasta Welket Bungué. Com destaque para a antestreia de “Cacheu Cuntum”.

texto por Afrolink

foto em destaque por Kristin Bethge 

De telemóvel apontado para a realidade que encontrou na sua viagem de 2019 a Bissau, Welket Bungué captou imagens e sons dos diversos lugares por onde passou.

O registo percorreu vários bairros populares, e ganhou cunho histórico com a visita a Cacheu, cidade que funcionou como um dos mais importantes entrepostos para o tráfico de pessoas escravizadas.

O resultado projecta-se na próxima sexta-feira 15, no Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau, na forma do filme “Cacheu Cuntum”, que, segundo a mensagem de divulgação, “apresenta em imagem o que nem a distância, nem o tempo, nos permitiram até hoje compreender, acerca da percepção que o povo bissau-guineense tem sobre o seu passado […] de ocupação territorial nos períodos da escravatura e colonial”.

A mais recente produção de Welket Bungué integra o programa da primeira edição do BISSAU FILM MEETING (BFM), co-organizado pela marca KalmaSoul Guiné-Bissau e o Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau.

Com início previsto para as 11h, o encontro de cinema, que deverá encerrar às 18h, vai apresentar seis produções, incluindo quatro filmes do cineasta Welket Bungué, que estará presente no evento.

“Bissau Film Meeting é uma nova possibilidade de interacção, que põe o cinema contemporâneo afro-europeu produzido pela diáspora, em diálogo presencial com o público desta Bissau que se reinventa com punjante urgência“, antecipa o realizador, premiado na recta final de 2020 no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, com o “Cavalo de Bronze” para Melhor Actor Principal, pela interpretação no filme ‘Berlin Alexanderplatz’.

Além de “Cacheu Cuntum”, a obra do guineense estará representada em Bissau com “Arriaga”, “N’sumande Tchali Hudi” e “Intervenção Jah”.

Pelo grande ecrã do BFM vão passar também “Tradição e Imaginação”, de Vanessa Fernandes, “realizadora nascida na Guiné-Bissau, performer e mestre em realização cinematográfica”; e “Regulado”, de Filipa César, apresentada como uma “cineasta interessada nos aspectos ficcionais do cinema de documentário desde 2011, que pesquisa continuamente as origens do cinema do Movimento de Libertação Africana na Guiné-Bissau”.

Tudo para conhecer no primeiro encontro de cinema da capital guineense.

 

Para quem estiver em Bissau e quiser marcar presença no BFM, pode contactar:

 

+245 965 100 583(WhatsApp disponível)

e

KalmaSoul Guiné-Bissau no  Facebook  e no Instagram