Celebramos a vida da Jamaika, hoje em Lisboa, com o rapper Kid Robinn

A exposição fotográfica “Jamaika”, integrada num projecto que, durante três anos, José Sarmento Matos desenvolveu no bairro homónimo, situado no Seixal, despede-se amanhã, 24, do espaço NARRATIVA, em Lisboa. Para assinalar o encerramento, a galeria apresenta hoje, 23, às 19h, um concerto do rapper Kid Robinn, uma das assinaturas presentes no livro de fotografia que resultou desse trabalho de campo. A entrada é livre.

por Afrolink

Uma curta-metragem, um livro e uma exposição dão expressão a três anos de trabalho do fotógrafo José Sarmento Matos, no Bairro da Jamaica, no Seixal.

Neste processo, encontramos a colaboração do rapper Kid Robinn, uma das assinaturas presentes na obra de fotografia, lançada no início do ano, aquando da inauguração da mostra que amanhã, 24, se despede do espaço NARRATIVA, em Lisboa. 

Para assinalar o encerramento da exposição, intitulada “Jamaika”, a galeria apresenta hoje, 23, às 19h, um concerto de Kid Robinn. 

O acesso é livre, e permite apreciar as mais de 20 imagens que integram  a mostra, e que pretendem “actuar como uma memória visual íntima do bairro, representando paralelamente o contexto etnográfico de outras tantas comunidades racializadas, sujeitas a condições de habitação precárias, vítimas de assédio policial e de racismo estrutural, na área metropolitana de Lisboa”.  

A sinopse da exposição assinala ainda que “entre 2022 e 2023, cerca de 98% do Bairro da Jamaica foi demolido”, sendo que “as famílias que o habitavam foram realojadas em habitações condignas, mas sua comunidade prevalece para lá do Vale de Chícharos, o lugar que desde meados dos anos 1980 foi casa para tantos”.  

Fixada nas memórias e nos retratos. 

NARRATIVA
Rua Dr. Gama Barros, 60
1700 – 147, Lisboa

Horário:

De quarta a sexta-feira – 14h| 19h

Sábado das 14h| 17h

mail@anarrativa.com