“Cidadã de dois mundos e de nenhum”, a reflexão de Margarida Silva num ciclo

Bacharel em Comunicação Empresarial, Margarida Silva soma quase duas décadas de ligações ao Ministério da Cultura, experiência vertida no ciclo de seminários online “Diversidade e Inclusão”, promovido pela associação Acesso Cultura. “Trarei uma reflexão sobre o meu processo de crescimento e aprendizagem enquanto profissional na Cultura e espectadora, enquanto cidadã de dois mundos e de nenhum”, introduz Margarida, antecipando a sessão que facilitará na próxima quinta-feira, 25, a partir das 18h. Saiba como participar.

por Afrolink

“Como funciona isto da representatividade dentro das organizações que (também) trabalham para a inclusão?”. Será que “Praticamos aquilo que pregamos?”.

As interrogações partem de Margarida Silva, bacharel em Comunicação Empresarial, com quase duas décadas de trabalho no sector da Cultura.

Segunda convidada do ciclo de seis seminários online “Diversidade e Inclusão”, promovido pela associação Acesso Cultura, Margarida promete trazer uma reflexão sobre o seu “processo de crescimento e aprendizagem enquanto profissional na Cultura e espectadora, enquanto cidadã de dois mundos e de nenhum”.

A proposta chega na próxima quinta-feira, 25, numa sessão online com início às 18h, e que antecipa vários questionamentos. “Que recursos internos podem ser usados para a transformação de narrativas de exclusão/omissão em narrativas e processos inclusivos?”. “Como promover mudanças de paradigma, com abertura ao diálogo e discussão, por oposição ao fazer por fazer e dizer que se fez?”. “Como promover a participação em processos de decisão e operacionalização?”. “Qual a mudança que quero ver? Como fazer parte dela?”.

As ‘provocações’ vão estender-se até às 21h, ao encontro do percurso trilhado por Margarida Silva, portuguesa com raízes em Cabo Verde.

Desde Novembro de 2020 integrada na Portugal Film Commission, como Project Officer na área da Comunicação, Margarida fez parte da equipa de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, para além de ter trabalhado na DGArtes, duas das experiências profissionais que se destacam na sua trajectória. Aberta à reflexão!

Como participar?

O ciclo de seminários online “Diversidade e Inclusão”, promovido pela associação Acesso Cultura, nasce como extensão do curso “Diversidade e Inclusão: perguntas para nós próprios”, inaugurado esta semana (22 e 23 de Fevereiro), e já com data para uma nova edição (15 e 16 de Março, das 14h às 17h).

“Neste curso procuraremos explorar e compreender melhor os conceitos de diversidade e inclusão. Analisaremos os resultados das políticas de inclusão implementadas nas organizações culturais de outros países. Conheceremos melhor o trabalho e processos internos de organizações que nos poderiam servir de exemplo, assim como as críticas feitas por membros das equipas de organizações que se consideravam inclusivas. São estas críticas precisamente que nos fizeram pensar: “Estaremos a fazer as perguntas certas?”.

Atrevamo-nos a responder!

Para se inscrever no seminário:

Aceda a este link

Os preços começam nos 8€, para associados da Acesso Cultura