Ciganofobia em pratos limpos, na estreia do programa de TV “Jantar Indiscreto”

O preconceito contra as comunidades ciganas abriu ontem, 16, o “Jantar Indiscreto”, programa televisivo produzido pela Muxima Bio para colocar múltiplas discriminações em pratos limpos. O novo formato, apresentado pela activista e empresária de impacto social Myriam Taylor, ocupa a grelha da RTP 2 por mais cinco semanas. Sempre às quintas-feiras e às 23h. Reveja aqui o primeiro episódio.

por Afrolink

“Como é que se combate o preconceito?”. O Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional Carlos Miguel respondeu com as suas propostas. Já a actriz e activista Maria Gil partilhou, na estreia do “Jantar Indiscreto”, a sua experiência enquanto portuguesa cigana, considerando os vários estereótipos que persistem sobre as mulheres ciganas.

 A cada questão, colocada pela anfitriã Myriam Taylor, apura-se o “prato” que está no “menu”: a ciganofobia. Tema do primeiro episódio do novo programa televisivo produzido pela Muxima Bio para colocar múltiplas discriminações em pratos limpos, o preconceito e a discriminação contra pessoas ciganos foi digerido com o contributo de quatro convidados. Além do Secretário de Estado Carlos Miguel, e da actriz Maria Gil, juntaram-se à mesa Bruno Gonçalves, vice-presidente da associação Letras Nómadas, e Rogério Amaro, economista e professor universitário. 

Unidos no “Jantar Indiscreto”,Carlos Miguel, Maria Gil e Bruno Gonçalves relataram alguns dos desafios vividos pelas pessoas ciganas, comunidade à qual pertencem, apontando também alguns caminhos para os ultrapassar. 

Por sua vez, Rogério Amaro falou na qualidade de aliado, com mais de 30 anos de experiência a trabalhar com populações ciganas em Portugal, e em projectos no âmbito do combate à pobreza, exclusão social, promoção do acesso à saúde e habitação. 

O resultado, que pode ver ou rever no RTP Play, serve-se em 45 minutos, iniciados por uma experiência social, em que cidadãos escolhidos aleatoriamente respondem a questões formuladas para expor preconceitos.

A receita saboreia-se na RTP 2 por mais cinco semanas, sempre às quintas-feiras e às 23h.