Como promover a diversidade racial nas empresas? Este webinar responde

A Factorial HR, empresa vocacionada para solucionar problemas de gestão de Recursos Humanos em pequenas e médias empresas, através da oferta de software especializado, realiza, na próxima terça-feira, 17, o webinar “Como promover a diversidade racial nas empresas?”. A participação no encontro é gratuita, mas o acesso está sujeito a inscrição. Saiba como acompanhar, e fique por dentro deste e de outros eventos que marcam a agenda Afrolink, mais logo, a partir das 21h30, em mais uma emissão do Lado Negro da Força. Esta noite com a jornalista Conceição Queiroz como convidada.

por Paula Cardoso

De um lado Juliana Dias aponta baterias para “Enegrecer a Tecnologia”. Do outro Cristiana Hilário lidera a “Black Professional Network”. A partir do Brasil, as duas profissionais desenvolvem essas iniciativas integradas na estrutura das firmas ThoughtWorks e EY, que têm em comum a dimensão multinacional: a primeira soma 43 escritórios em 14 países; a segunda está presente em cerca de 150 países.

Não estranha, por isso, que reconheçam o efeito positivo da diversidade étnica e cultural para os resultados empresariais, conforme já demonstrado por vários estudos de consultoras internacionais, unânimes em apontar os benefícios do recrutamento de equipas diversas.

Em duas dessas pesquisas, ambas conduzidas pela McKinsey&Company, a diversidade étnico-cultural é associada a um aumento dos lucros na ordem dos 35%.

Por detrás dos resultados financeiros, elencados em “Delivering Through Diversity” (Entregando [resultados] através da diversidade) e “Why diversitty matters” (Porque é que a diversidade importa), a consultora sublinha outros ganhos, nomeadamente de produtividade, aumento do foco no cliente, capacidade para atrair e reter talentos, e melhoria na tomada de decisões.

“Embora justiça social seja o ímpeto inicial por trás dessas iniciativas [de recrutar equipas diversas], as empresas começam a perceber que inclusão e diversidade são uma fonte de vantagem competitiva e, mais especificamente, uma alavanca essencial de crescimento”, lê-se em “Delivering Through Diversity”.

O trabalho como espaço para combater a violência racista e suas consequências

O Afrolink quer facilitar essa compreensão em Portugal, ajudando as empresas interessadas em constituir equipas étnica e racialmente diversas, a encontrar profissionais africanos e afrodescendentes para as integrar. Por isso, junta-se a Juliana Dias da ThoughtWorks e a Cristiana Hilário da EY, no webinar “Como promover a diversidade racial nas empresas?”.

Organizado pela Factorial HR, firma vocacionada para solucionar problemas de gestão de Recursos Humanos em pequenas e médias empresas, através da oferta de software especializado, o encontro online está marcado para a próxima terça-feira, 17, às 14h de Portugal (11h no Brasil).

A iniciativa, explica a Factorial HR, impõe-se num 2020 marcado, para além da pandemia, por inúmeros casos mediáticos de racismo.

“O racismo é estrutural e transversal, por isso o trabalho não deixa de ser também espaço para combater a violência racista e suas consequências”, assinala a Factorial, sublinhando que “muitas empresas começaram a aplicar acções afirmativas como estratégia para fomentar a diversidade racial”.

O compromisso, presente na EY e na ThoughtWorks Brasil, e que queremos promover em Portugal, marca a agenda Afrolink para a próxima semana, tema presente na abertura de mais uma emissão do Lado Negro da Força, o talk-show online das noites de quinta-feira, hoje com a jornalista Conceição Queiroz como convidada. Para ver em directo no Facebook e no YouTube a partir das 21h30.

Inscreva-se no webinar “Como promover a diversidade racial nas empresas?” aqui