Hoje é dia de descolonizar o espaço público, com O Lado Negro da Força

Depois de em Agosto se ter estreado em formato presencial na Casa do Capitão, em Lisboa, o Lado Negro da Força regressa ao espaço para um mês inteiro de conversas. Sempre aos domingos, das 15h30 às 17h, o programa de Setembro arranca hoje, com um encontro sobre “Descolonizar o espaço público”, que junta a equipa de anfitriões do Lado Negro com o historiador José Pereira. A entrada é livre, tal como o acesso ao Mercado Afrolink, que podem visitar das 12h às 20h. Esperamos por todos!

por Afrolink

O nosso lugar de fala das noites de quinta-feira é também, durante este mês de Setembro, o nosso espaço de conversa para ocupar as tardes de domingo.

Sempre das 15h30 às 17h, O Lado Negro da Força volta a transitar do online para o presencial – depois da estreia em Agosto –, mantendo o compromisso de todas as emissões: amplificar vozes na luta anti-racista.

A programação presencial começa hoje, com a presença do historiador José Pereira, numa conversa em torno da urgência de se “Descolonizar o espaço público”, lançada a partir da contestação que tem surgido a estátuas e monumentos que perpetuam a glorificação de um passado criminoso.

O domingo reserva-nos também o segundo e último dia do Mercado Afrolink, que podem visitar das 12h às 20h.

Já na próxima semana, a 12 de Setembro, O Lado Negro da Força prepara uma conversa sobre “A força do voto negro” enquanto ferramenta de combate ao racismo estrutural, trazendo uma reflexão sobre estratégias de mobilização política das populações periféricas, nomeadamente para a participação e disputa das eleições autárquicas.

Segue-se, no dia 19, um encontro em torno da presença de “Corpos negros no desporto nacional”, antes da conversa final, centrada na “Representatividade negra nas artes”.

A série de debates, com entrada grátis, será conduzida pela equipa habitual de anfitriões d’ O Lado Negro da Força, integrada por José Rui Rosário, Pedro Filipe, Paula Cardoso e Danilo Moreira.

Não percam!