Imigração, Racismo e Revolução – para ler e debater amanhã

A biblioteca do Goethe-Institut, em Lisboa, recebe amanhã, às 15h, a última edição de 2023 do Ciclo Conversas por Fazer, promovido pelo O Lado Negro da Força. Desta vez com uma sessão literária especial, em que vão estar em destaque não uma, mas três obras de autoria negra, o encontro antecipa reflexões sobre Imigração, Racismo e Revolução, a partir dos livros de Patrícia Moreira, Conceição Queiroz e Kumpaku Bua Pagha. Respectivamente: “A Bagagem da Imigração”; “Racismo – Meio Século de Força”, e “As lágrimas revolucionárias”. Para ler e debater amanhã, com entrada livre. Vamos!

por Afrolink

Danilo Moreira propõe a obra “As lágrimas revolucionárias”, de Kumpaku Bua Pagha. José Rui Rosário sugere o livro “Racismo – Meio Século de Força”, de Conceição Queiroz. Finalmente, Paula Cardoso recomenda as páginas de “A Bagagem da Imigração”, de Patrícia Moreira. 

Juntos na última sessão literária de 2023, inserida no Ciclo Conversas por Fazer, que têm dinamizado no Goethe-Institut, em Lisboa, os três elementos d’ O Lado Negro da Força prometem juntar ao debate um balanço sobre a iniciativa, que, desde Fevereiro, se tem realizado todos os meses. 

Desta vez, o encontro antecipa a reflexão sobre temas centrais na vivência das comunidades africanas, afrodescendentes e afroportuguesas: a Imigração, o Racismo e a Revolução, presentes nas publicações de Patrícia, Conceição e Kumpaku. Todas recém-lançadas e de autoria negra, trazem-nos raízes em Moçambique (Conceição), Cabo Verde (Patrícia) e na Guiné-Bissau (Kumpaku).  

Para conhecer amanhã, 2, a partir das 15h, na biblioteca do Goethe-Institut, em Lisboa. A entrada é livre.