“Luta anticolonial e anti-racista” no ciclo de conversas do Ato (DES)colonial

O auditório do Museu do Aljube, Resistência e Liberdade, em Lisboa, recebe amanhã, 12, a partir das 17h30, um debate sobre “Luta anticolonial e antirracista”. O momento, que vai juntar Carmen Gonçalves, Jakilson Pereira e Larissa Silva, insere-se no Ciclo de Conversas organizado no âmbito da programação paralela à exposição temporária Ato (DES)colonial. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Texto por Afrolink

Imagem de capa: Composição a partir da fotografia de Augusta Conchiglia*

Em Fevereiro, avivaram-se “Memórias da Descolonização”, e discutiu-se a “Escravatura e trabalho forçado”. Já em Março, o debate incidiu sobre “Mulheres e resistências”. Agora o tema sobre a mesa é “Luta anticolonial e anti-racista”, que vai juntar à conversa as investigadoras Carmen Gonçalves e Larissa Silva, e o dirigente associativo Jakilson Pereira.

O encontro, de acesso livre ainda que sujeito a inscrição, acontece já amanhã, 12, a partir das 17h30, no auditório do Museu do Aljube, Resistência e Liberdade, em Lisboa.

A iniciativa integra a programação paralela à exposição temporária Ato (DES)colonial, inaugurada em Janeiro e patente até 12 de Junho.

Trata-se de uma mostra que assume a intenção de “revelar e relevar diversos processos de resistência ao colonialismo português entre 1926 e 1974”, ao mesmo tempo que “pretende contribuir para o questionamento da herança colonial” no país.

Além de ciclos de conversas, a exposição Ato (DES)colonial já nos trouxe cinema e visitas guiadas, propostas que desafiam “a pensar sobre abordagens necessárias a uma prática anti-racista, nas escolas, nos espaços públicos de cultura e na sociedade”.

O acesso ao Ciclo de conversas, embora gratuito, faz-me mediante inscrição para: inscricoes@museudoaljube

 

Para mais informações sobre a exposição “Ato (DES)Colonial”, visite o site do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.