Mauro Wah constrói pontes, à prova de qualquer “choque de civilizações”
por Afrolink
Da intersecção de várias realidades, aproximadas por um quotidiano de exclusão social mas distanciadas pelas especificidades étnicas e culturais, construiu-se o PER 11. Mais do que um dos bairros nascidos do Programa Especial de Realojamento de Lisboa, esta é a morada que trouxe um novo rumo à história de Mauro Wah.
Até ao PER 11 residente no antigo bairro de barracas das Galinheiras, o moçambicano encontrou com a mudança o que define como um “choque de civilizações entre a comunidade cigana e a comunidade negra”, tornadas vizinhas da noite para o dia.
Sem elos de ligação prévios, realojados em prédios pouco ou nada favoráveis a criação de novas relações, os moradores do PER 11 pareciam ‘condenados’ a uma realidade de conflitos e afastamento.
“Porque é que tem de ser assim? Nós não somos tão diferentes uns dos outros, sendo brancos, negros ou ciganos. Somos pessoas, no final.”
Desta reflexão, partilhada em declarações à Mensagem de Lisboa, Mauro começou a construir as pontes que faltavam.
Formação cívica e intercultural
O futebol acabou por abrir caminhos de entendimento, hoje consolidados no trabalho da associação PER 11, criada pelo moçambicano.
“Trabalhar conceitos cívicos e da relação de culturas é algo que tem que estar na nossa forma de estar”, reitera Mauro, numa breve apresentação ao Lado Negro da Força, o nosso lugar de fala das noites de quinta-feira, ao qual se junta amanhã, como convidado.
Natural da província moçambicana da Beira, o líder comunitário vive desde os quatro anos em Portugal, onde ficou aos cuidados dos avós paternos, Maria Aurora e Armindo Fone Wah.
“Passaram a ser os meus cuidadores, com grande importância para a minha avó, que serve de base e influência na vida”, conta Mauro, que, a menos de um mês de completar 42 anos, consolida o seu propósito: permanecer activo no bairro, promovendo a diversidade cultural que o habita.
Uma intervenção para conhecer melhor amanhã, a partir das 21h, via Facebook e no YouTube.

