Mercado Afrolink abre portas na Casa do Capitão, para firmar negócios

O Afrolink prepara-se para abrir o seu primeiro Mercado de Negócios. A iniciativa acontece nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto na Casa do Capitão, em Lisboa, e, para além do acesso livre a uma ampla oferta de produtos e serviços, vai incluir oferta musical e várias rodas de conversa. O programa termina com uma emissão presencial do talk-show online O Lado Negro da Força, marcada pela presença da deputada e candidata à Câmara Municipal de Lisboa, Beatriz Gomes Dias.

por Paula Cardoso

Com acesso livre a negócios na área da literatura, artes visuais, beleza e bem-estar, gastronomia, vestuário, acessórios de moda, artesanato e fotografia, o Mercado Afrolink abre portas no Dia da Mulher Africana, que se assinala no sábado, 31 de Julho.

A iniciativa, de dois dias, resulta de um convite da Casa do Capitão que, além de disponibilizar as suas instalações para a promoção de produtos e serviços oferecidos por profissionais africanos e afrodescendentes, vai acolher uma programação cultural desenvolvida pelo Afrolink.

O plano de actividades inclui, no primeiro dia, um concerto de Bárbara Wahnon, autora do projecto solidário “7 Dias, 7 Mornas”, lançado durante a sua primeira viagem à Ilha da Boavista, em Cabo Verde.

À actuação de Bárbara segue-se um DJ set com Lady G Brown, que reserva sonoridades afro dos anos 60 até ao New Afro, numa incursão pelo melhor groove da música africana.

A par do alinhamento musical,  para o qual se recomenda reserva, o programa cultural inclui várias iniciativas do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal, que dias antes, a 27 de Julho, celebra o terceiro aniversário.

Além de marcar presença no Mercado, com produtos desenvolvidos por associadas, a organização feminista interseccional apresenta, nesta parceria com o Afrolink, um laboratório de fotografia, uma oficina de palavras, e uma roda de conversa sobre o documentário “As vozes da Mulher Negra”, em fase de conclusão.

O espaço de diálogo iniciado com o INMUNE é retomado no encerramento do Mercado Afrolink, marcado pela estreia do talk-show online O Lado Negro da Força em formato presencial.

O momento final, precedido de um encontro sobre saúde materna da mulher negra, facilitado pela doula Carolina Coimbra, propõe-se “Pensar os negócios e o consumo negros”, reflectindo sobre o poder económico enquanto ferramenta de luta anti-racista.

A conversa contará com a presença de dois empreendedores com negócios no mercado, e com a participação da deputada e candidata à Câmara Municipal de Lisboa, Beatriz Gomes Dias.

O programa completo de actividades será divulgado nos próximos dias. Nesta morada, e na da Casa do Capitão.