Mercado Afrolink e O Lado Negro da Força juntam-se ao Bairro em Festa

O Largo Residências promove, de 22 a 25 de Junho, mais uma edição do “Bairro em Festa”, iniciativa que “traz ao eixo Almirante Reis arte, cultura, diversidade, partilha, liberdade, inclusão e união à comunidade”. O Afrolink e O Lado Negro da Força (LNF) juntam-se à programação, no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, com uma proposta que inclui um fim-de-semana de Mercado Afrolink (dias 24 e 25 de Junho), iniciado por um sábado cheio de actividades. Nesse dia (24), poderemos assistir à exibição do documentário “Debaixo do Tapete”, seguida de uma roda de conversa conduzida pelo LNF, com a presença da autora, Catarina Demony, que também assina a produção executiva. Também no dia 24, teremos um momento de spoken word, a cargo de Vera Furtado e DJ Huba, e um encerramento celebrativo, ao som dos DJs Indi Mateta e Fella Ayala. A entrada é livre! Vamos!

por Afrolink

O último fim-de-semana do mês traz uma edição extra do Mercado Afrolink: nos dias 24 e 25 de Junho estaremos de portas abertas no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, das 12h às 20h, inseridos na programação do “Bairro em Festa”, presença partilhada com O Lado Negro da Força.

Além dos dois dias de mercado, a nossa proposta inclui, no dia 24, um sábado recheado de actividades. A começar às 17h por um momento de spoken word, a cargo de Vera Furtado e DJ Huba.

Segue-se às 17h30, a exibição do documentário “Debaixo do Tapete”, mote para uma roda de conversa conduzida pelo Lado Negro da Força, com a presença da autora, Catarina Demony, que também assina a produção executiva.

Importa assinalar que o trabalho, com realização de Carlos Costa, apresenta um olhar crítico sobre o legado escravocrata de Portugal, a partir do envolvimento que os antepassados e Catarina tiveram no tráfico de pessoas escravizadas no Atlântico.

Mais do que reconhecer o papel dos seus familiares, e os benefícios que daí resultaram, a jornalista sublinha como esse passado continua a marcar o presente, estabelecendo uma ligação directa entre escravatura e racismo quotidiano.

Já depois da exibição, também no dia 24, teremos, a partir das 20h às 20h30, um encerramento celebrativo, ao som dos DJs Indi Mateta e Fella Ayala.

A entrada é livre! Vamos!