Mirza Lauchand: Um artista do mundo todo, para o mundo todo

Dos corredores da faculdade, onde não parava de cantarolar, para palcos reconhecidos, Mirza Lauchand já deu a conhecer a sua voz em espectáculos dentro e fora de Portugal, numa rota com passagem, entre outros espaços, pelo Centro Cultural de Belém, Aula Magna e Festival de Gent, na Bélgica. A viagem musical, até há pouco tempo cumprida exclusivamente em colectivo e com assinatura gospel, segue agora um destino a solo, recém-apresentado com o tema “Far Away”. Perfeito para entreter a espera da próxima emissão d’ O Lado Negro da Força, onde Mirza está em cartaz como convidado.

por Afrolink

O apelido Lauchand, que o moçambicano Mirza transporta na identificação, impele-nos a puxar pela nossa melhor pronúncia francesa. Mas, avisa-nos a biografia do artista, a vida de Mirza Lauchand não cabe em espartilhos geográficos.

Apresentado como “alguém do Mundo todo para o Mundo todo”, o cantor embarcou recentemente na sua primeira viagem musical a solo, com o lançamento do tema original “Far Away”.

O trabalho – cujo vídeo oficial pode ser visto em exclusivo no YouTube – antecede a apresentação do seu EP “Híbrido Vol. 1”, prevista para o último trimestre de 2021. 

No tempo do sonho

“Ser frontman é um sonho antigo, mas nunca atrasado”, adianta Mirza, até “Far Away” exclusivamente tarimbado em participações musicais com outras vozes.

Primeiro como membro dos Gospel Collective, depois também no seio dos Soul Gospel – “passaporte” para o musical “Oh Happy Days”, encenado no Teatro Villaret, em Lisboa –, o artista também actuou ao lado de artistas como Bernardo Sasseti, Dengaz, L1NK, Legendary Tiger Man, NBC, Matay e Selma Uamusse. 

A experiência de palco, afinada em cartazes dentro e fora de Portugal – com destaque para passagens, entre outros espaços, pelo Centro Cultural de Belém, Aula Magna e Festival de Gent, na Bélgica –, começou a alinhar-se nos corredores da faculdade, onde estudou Gestão de Turismo.

Conta Mirza que, como não parava de cantar, um dia uma colega apontou-lhe a agenda para umas audições. “Foi fácil! No teste, cantou uma música quase desconhecida do reality show da MTV “Making the Band”, e não tardou a que tivesse ganho acesso directo a um mundo novo”, que amanhã vamos conhecer melhor. 

 

Com  O Lado Negro da Força, em directo no Facebook e no YouTube, a partir das 21h.