Nesta mesa cabem séculos de histórias vividas por mulheres, e por contar
Texto por Afrolink
Foto de capa por Vera Marmelo
Pôr a mesa e construí-la para ser a paisagem de um encontro, em que cada parte dela é um pedaço de um puzzle com séculos de histórias por contar, de palavras por nomear. Como fome, casa, encontro, trabalho, intimidade, poder e futuro.
A descrição guia-nos, interpelando a nossa reflexão: “Quantas histórias estão guardadas no modo preciso como um corpo se organiza, ou é organizado, para comer?”.
As respostas servem-se no espectáculo “Set the table”, que se estreia amanhã, 15, às 21h, na Biblioteca de Marvila.
“Set the Table é uma pesquisa sobre histórias vividas por mulheres”, introduz na sua morada online Raquel André, que assina, com Cristina Carvalhal, a autoria do projecto.
A proposta construiu-se com residências artísticas em Portugal, na Croácia, Roménia e Bélgica, e inclui na equipa criativa Catarina Vieira, Gisela Casimiro, Keli Freitas, Leonor Buescu, Rita M. Pestana e Sara Franqueira.
“Através de uma oficina em cada cidade, as criadoras do ‘Set the Table’ encontraram-se com um grupo de pessoas que se identificam com o género feminino. Práticas de escrita, exercícios de corpo, movimento, voz, ritmo e entrevistas individuais deram origem a um arquivo de histórias. Um processo de partilha e encontro onde cada história ocupa o seu lugar à mesa”, lê-se na sinopse do projecto.
O resultado junta na Biblioteca de Marvila pessoas de Zagreb, Sibiu, Marvila e Kortrijk. reunidas para montar uma mesa, pôr a mesa, abrir a mesa e partilhar histórias onde todas nós somos convidadas a brindar.
Além da estreia no dia 15, “Set the table” pode ser visto no dia 16, também às 21h, e, no sábado, 17, mas às 17h. Neste dia, o programa inclui para além da peça, um jantar com público às 19h e, às 20h, a exibição do documentário do projecto.
Tudo com acesso gratuito, mediante levantamento de bilhete no dia de cada espetáculo. Vamos!
Mais informações: bib.marvila@cm-lisboa.pt

