“O Africologista” que nos guia numa viagem desde a origem da Humanidade

O auditório Sedas Nunes, do ICS-ULisboa, exibe hoje, às 16h, o documentário “O Africologista”, realizado por Valério Lopes. A projecção do filme – apresentado como uma produção” que “aborda a história, a ciência e a tecnologia de uma perspectiva africana” – será procedida de uma conversa com o realizador, moderada pela empresária de impacto social Myriam Taylor. A entrada é livre.

por Afrolink

Juntos, o realizador Valério Lopes e o personagem virtual Africologista, viajam no tempo e no espaço com uma missão: desvenda e relatar crónicas de África.

Este é o ponto de partida para o documentário futurista  “O Africologista”, que será exibido hoje, às 16h, no auditório Sedas Nunes, do ICS-ULisboa*.

A produção conduz-nos numa viagem cronologicamente demarcada, que começa com a origem do Universo, a origem da vida e os primeiros passos da Humanidade.

Da génese em África para a sua “Idade de Ouro”, povoada de Impérios e Civilizações, “O Africologista” também percorre a Escravatura e o Colonialismo, antes de celebrar o regresso à Independência.

Para terminar, o documentário perspectiva o nosso lugar da Humanidade do século XXI e o futuro possível que estamos a construir.

Ao longo dessa viagem, com duração de 73 minutos, as principais contribuições de África para a Ciência e a Humanidade actuam como o fio condutor que liga as histórias.

A projecção do documentário – inserida no Ciclo Ciências Sociais e Audiovisual (ICS-ULisboa) – será procedida de uma conversa com o realizador, Valério Lopes, moderada pela empresária de impacto social Myriam Taylor. A entrada é livre.

*O auditório Sedas Nunes, situado no ICS-ULisboa, fica em Entrecampos, e há acesso por metro (Linha Amarela).