O mapa que vem transformar a jornada dos Afro-empreendedores em Portugal


A Djassi Africa, que assume a missão de construir o futuro de África através do investimento em startups com foco na inovação, criou um questionário online para mapear Black Founders em Portugal. A iniciativa, aberta a todos os Afro-empreendedores com startups e negócios digitais, pretende “colmatar a falta de dados no país” sobre esta comunidade, “e criar um ponto de partida essencial para o desenvolvimento de estratégias, programas e incentivos para a criação de um ambiente mais equitativo”. O Afrolink apoia e divulga esta acção. Participem até 31 de Julho!

por Afrolink

“És Africano ou Afrodescendente, vives em Portugal e tens uma startup, um negócio digital ou uma ideia de negócio? Então este questionário é para ti”. O repto, lançado pela Djassi Africa, está online para mapear Black Founders (Afro-empreendedores) e, a partir daí, abrir caminhos de transformação.

“Os dados são o primeiro passo para qualquer mudança com impacto”, lembram os promotores da iniciativa, destinada a “criar um ponto de partida essencial para o desenvolvimento de estratégias, programas e incentivos para a criação de um ambiente mais equitativo para os Afro-empreendedores em Portugal”.

O desafio de “colmatar a falta de dados no país” sobre esta comunidade cumpre-se não apenas com a aplicação do questionário – aberto até 31 de Julho –, estando igualmente prevista a produção de um relatório que facilite o acesso à realidade vivida pelos Afro-empreendedores no país.

A partir desse levantamento – orientado para traçar o perfis e jornadas pessoais, bem como identificar oportunidades e desafios –, pretende-se estimular o diálogo e sensibilizar as diferentes entidades para as necessidades desta nossa comunidade.

A missão visa ainda, entre outras metas, “aumentar a visibilidade de Afro-empreendedores no ecossistema de inovação em Portugal”, bem como “reduzir as barreiras de entrada” no mesmo.

Para mais informações visitem o site da iniciativa, onde está alojado o questionário. Preencham e/ou partilhem!