“O Parvo” que traz 25 anos de sátira política da democracia são-tomense

A exposição “O Parvo. Desenho político e liberdade de expressão em São Tomé e Príncipe” é inaugurada amanhã, 23, às 18h, no átrio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Com entrada livre, a mostra reúne caricaturas publicadas ao longo dos 25 anos de edição d’ o jornal “O Parvo”, reconhecido como um caso único na imprensa são-tomense, não apenas pela longevidade, mas também pela especialização na sátira política. Para conferir na FLUL até 9 de Junho.

por Afrolink

Publicado de 1994 a 2019, o jornal são-tomense “O Parvo” ressurge amanhã, 23, em formato de exposição, a inaugurar às 18h, no átrio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

A mostra, intitulada “O Parvo. Desenho político e liberdade de expressão em São Tomé e Príncipe”, reúne caricaturas de Litos Silva, Armindo Machado, Cagildo Pina e Isaac Patrício, publicadas ao longo dos 25 anos de edição do jornal.

Reconhecido como um caso único na imprensa são-tomense, não apenas pela longevidade, mas também pela especialização na sátira política, “’O Parvo’ acompanhou as venturas e desventuras da democracia são-tomense, narrando-lhe a história com o riso e o lápis do caricaturista”, lê-se na sinopse da exposição.

O mesmo texto destaca o “património excepcional de desenho político” acumulado pelo período, apontado como exemplo “sem paralelo” nos países africanos de expressão portuguesa.

Para Augusto Nascimento, um dos coordenadores da exposição, as caricaturas apresentadas por O Parvo representaram “unguento para as feridas de vidas ao arrepio das esperanças postas na independência e, após quinze anos de partido único, na ‘mudança’ para a democracia”.

Inserida no projecto “Fontes para a História de África”, em curso no Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), a mostra junta na organização, para além do CH-ULisboa, a Plataforma Cafuka – Associação de Artistas Naturais de São Tomé e Príncipe e a Manga-Manga.

Com entrada livre, a mostra fica patente até 9 de Junho.

Para mais informações contactem: centro.his.edicoes@letras.ulisboa.pt