O regresso das noites Fidju-Fema, com sonoridades afrodiaspóricas

Iniciamos a semana com a boa notícia de que no sábado, 13, as festas Fidju-Fema regressam à Casa Independente, em Lisboa. A partir das 22h, e até às 2h, as sonoridades afrodiaspóricas ditam o compasso daquela que será já a 14.ª noite desta iniciativa, cujas receitas revertem para apoio a casos judiciais que envolvam situações de racismo. Desta vez, o alinhamento reserva-nos “um mergulho nos clássicos do cancioneiro cabo-verdiano”, a partir da actuação do quarteto Active Mess; um encontro com “antigos ritmos negros do nordeste brasileiro”, proporcionado pelo projecto Coco Voador; e ainda as vibrações da “música electrónica negra da Linha de Sintra”, com a assinatura do RS Produções. O donativo mínimo é de 10 euros. Vamos!

por Afrolink

As festas Fidju-Fema regressam à Casa Independente, em Lisboa, no próximo sábado, 13, das 22h às 2h, com um concerto de sonoridades afrodiaspóricas. 

Desde Abril de 2022 em movimento, as noites Fidju-Fema regressam à Casa Independente no próximo sábado, 13, para continuar a marcar o calendário de eventos de Lisboa. 

Com início às 22h, as próximas danças prometem soltar-se até às 2h, no compasso de sonoridades afrodiaspóricas. 

A proposta, como sempre alinhada com a luta anti-racista – as receitas revertem para o  apoio a casos judiciais que envolvam situações de discriminação racial – antecipa “um mergulho nos clássicos do cancioneiro cabo-verdiano, reinterpretados por uma secção maravilhosa e feminina de cordas”, sob condução do quarteto Active Mess. 

Além de uma viagem sonora até ao arquipélago da Morabeza, a 14.ª noite Fidju-Fema reserva um encontro com os “mais antigos ritmos negros do nordeste brasileiro”, proporcionados pela actuação do projecto Coco Voador. 

Ideal para “aumentar a nossa bagagem da memória”, a incursão pelo outro lado do Atlântico abre caminho “em direcção ao futuro, que é sempre todos os tempos ao mesmo tempo”. 

Nessa trajectória, o colectivo RS Produções apresenta-nos “o que de mais vibrante e novo se faz na música electrónica negra da Linha de Sintra”. 

Para conferir na pista da Casa Independente. O donativo mínimo é de 10 euros.

A não perder!

Acompanhe a programação das noites FIDJU-FEMA no Facebook e no Instagram.