O roteiro africano de um festim de cinema gratuito, para ver online

Lançada na semana passada, a plataforma de streaming FESTin ON, do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, disponibiliza, até ao próximo dia 30 de Dezembro cerca de 50 filmes do mundo lusófono. A programação, de acesso gratuito, inclui produções e co-produções de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Senegal e Portugal. Para toda a família.

por Afrolink

Os mais novos podem acompanhar as brincadeiras dos gémeos “Nana & Nilo” na aventura “Dia de Sol e Chuva”. A dupla de irmãos, originária do Brasil, popularizou-se pelas viagens que realiza a vários países africanos, no presente e no passado, sempre com a ajuda da Árvore Mulemba e do Pássaro mágico Gino. Pela primeira vez num festival internacional, “Nana & Nilo” é uma das propostas de animação presentes no FESTin ON, a plataforma de streaming Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

Inaugurada no passado dia 15, depois de três dias de programação presencial, a novidade online disponibiliza, de forma gratuita, mediante inscrição, o acesso a cerca de 50 filmes, num cartaz com produções e co-produções de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Senegal e Portugal.

O roteiro africano

De Angola chega-nos “A cobra tá a fumar”, curta de ficção inspirada na mulher-cobra, figura da cultura e mitologia popular do país; enquanto Cabo Verde transporta-nos até à agonia da espera das famílias de pescadores, retratada pelo realizador moçambicano Júlio Silva em “Lágrimas nas Ondas di Mar”.

Já Moçambique apresenta-se com os documentários, “A Gravidez é Nossa” e “No ângulo das ruas”. Este último narra uma viagem pessoal até Maputo, traçando uma rota por memórias paternas. Já o primeiro “segue quatro homens numa comunidade rural”, em fases distintas da vida, mas unidos pela mesma vontade: “Mudar a maneira tradicional como a contracepção, a gravidez, o cuidado das crianças e as tarefas domésticas são vistas por outros homens na sua comunidade”.

A geografia africana do FESTin ON estende-se a duas co-produções. Com “Palanteer M’bedd” (foto de capa), que une Senegal e Brasil, acompanhamos a história de Moussa, pintor com falta de inspiração, que não consegue entender a vizinha do outro lado da rua. “De dia ela aparece diante dele velada, e à noite ela se revela completamente. Mas ela poderia muito bem ser sua nova musa”.

Finalmente, “Pretú Funguli”, junta Guiné-Bissau, Portugal e Bélgica ao encontro da vida do artista plástico guineense Nú Barreto, que ressignificou, com as suas criações, a expressão em crioulo que dá título ao filme, e que é reconhecida pelo sentido pejorativo. “O filme segue o artista pelo Brasil, Guiné-Bissau, Macau e Paris, onde vive e trabalha, procurando entender o seu processo criativo e os conflitos em que vive”.

A par deste roteiro africano, a 11.ª do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa apresenta dezenas de filmes brasileiros, com destaque, entre outros, para a história de “José Aparecido de Oliveira – O Maior Mineiro do Mundo”, com a multipremiada Fernanda Montenegro no elenco.

Tudo para ver sem horário marcado, até 30 de Dezembro.

Confira a programação completa do FESTin ON aqui https://festinon.com/movies

 

Para assistir, basta aceder ao site, criar uma conta e navegar pelo cartaz

https://festinon.com/