PARCERIAS
Damos ases à sua equipa

O Lado Negro da Força
Sempre à quinta-feira, o Afrolink junta-se ao “O Lado Negro da Força”, talk-show que projecta vozes historicamente silenciadas, e apresenta histórias sistemicamente invisibilizadas.
A partir das 21h, em directo, e com transmissão no Facebook e no YouTube.
Últimos artigos
Mercado Afrolink na universidade, pela reportagem de duas alunas
A caminho de mais uma edição do Mercado Afrolink, partilhamos a reportagem que as estudantes de Jornalismo Teresa Pereira e Teresa Oliveira realizaram sobre o nosso encontro mensal.
Nalini Seik renasceu Dandara, entre artes de capoeira e trilhos de Educação
Filha de pai guineense e mãe angolana, Nalini Rodrigues Ussumane Seik reencontrou-se com a identidade africana a partir da Capoeira. Hoje em destaque n’ O Lado Negro da Força.
“Patrimónios, Artes, Feridas coloniais”, para confrontar na praça do império
O jardim da praça do império, em Belém, recebe na próxima sexta-feira, 31, a 4.ª sessão do ciclo de seminários “Diálogos de Antropologia Pública”. A entrada é livre.
O Templo das Mulheres
Em Angola, terra de nascimento à qual regressou em 2010, após três décadas de vida em Portugal, João Monteiro percorreu os caminhos de fé que conduzem à Igreja Nossa Senhora da Conceição da Muxima. Neste templo católico, mariano, situado a cerca de 130 quilómetros de Luanda – e que atrai peregrinações tão massivas como as de Lourdes (França) e Fátima (Portugal) –, João captou a rotina espiritual das devotas. O resultado está registado nas imagens que aqui apresentamos, a que juntamos o testemunho escrito do que encontrou. Antes de mais, “um altar de fé e devoção a Maria, mãe de Deus. Um local de culto, onde o silêncio é interrompido pela onda de murmúrios das mulheres, que diariamente o visitam”. Chegam muitas vezes acompanhadas dos filhos, conta, revisitando os “sons de súplica, carregados de esperança” que ecoam na “casa comum”. “À espera que a “Mãe de todas as mães” os oiça e atenda todas as preces”.