Paulina Chiziane inicia hoje tour literário em Portugal – conheça a rota

A escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do Prémio Camões 2021, reconhecido como o maior e mais prestigiado galardão literário de língua portuguesa, está em Portugal para um tour literário, que começa hoje, às 18h30, no anfiteatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O périplo da autora de “Balada de Amor ao Vento”, promovido pela sua editora – a Editorial Caminho, do grupo Leya – inclui mais oito paragens, e termina no próximo dia 21, marcado por um encontro na livraria Bazofo, na Cova da Moura. Saiba quais são os pontos de passagem, todos de entrada livre.

por Afrolink

Livrarias, bibliotecas e instituições de ensino, abrem-se para receber, nos próximos dias, a escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do Prémio Camões 2021.

Em Portugal para um tour literário, promovida pela sua editora – a Editorial Caminho, do grupo Leya –, a autora de “Balada de Amor ao Vento” inicia hoje, às 18h30, o périplo, com uma conversa no anfiteatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O momento pode ser acompanhado online, e, tal como os restantes que integram a programação, é de acesso livre.

Confira, abaixo, os diferentes pontos de passagem desta viagem, que termina no próximo dia 21, com a presença na Fundação Gulbenkian, precedida de um encontro na livraria Bazofo, na Cova da Moura.

O tour literário de Paulina Chiziane acontece cerca de sete meses depois de ter sido distinguida, por unanimidade, com o Prémio Camões, reconhecido como o maior e mais prestigiado galardão literário de língua portuguesa.

Nascida em 1955, na província de Gaza, que se situa no sul de Moçambique, a escritora foi a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique. Aconteceu em 1990 com “Balada de Amor ao Vento”.

O seu percurso, onde os subúrbios de Maputo foram território de crescimento, cruzou-se também, na juventude, com a militância na Frelimo (Frente de Libertação Nacional).

A política acabou, contudo, por não dar resposta às suas aspirações, em especial no que concerne à condição feminina, tema incontornável nos seus livros, alguns dos quais traduzidos para inglês, alemão, italiano, espanhol, francês, sérvio e croata.

Já o português, “aprendido de Portugal”, conforme descreve, entrou na sua história através da escola de uma missão católica. Além deste idioma de escrita, Paulina é falante das línguas chope e ronga.

Enquanto esperamos para escutá-la, recordamos algumas das palavras com que recebeu a notícia do Prémio Camões.

“Afinal a mulher tem uma alma grande e tem uma grande mensagem para dar ao mundo”, disse a escritora, em declarações à agência Lusa, rematando: “Este prémio serve para despertar as mulheres e fazê-las sentir o poder que têm por dentro”.

Sentimos!

A rota de Paulina Chiziane em Portugal, sempre com acesso livre

sexta-feira, 13 de maio de 2022 18:30 Faculdade Letras-Anfiteatro

domingo, 15 de maio de 2022 16:30 Cascais – Livraria Indie – Cidadela

terça-feira, 17 de maio de 2022 21:30 Carnaxide – Biblioteca Municipal -Centro Cívico

quarta-feira, 18 de maio de 2022 18:30 Lisboa – Livraria da Travessa, na Rua da Escola Politécnica, 42

quinta-feira, 19 de maio de 2022 15:30 Sertã – Auditório Agrupamento de Escolas

quinta-feira, 19 de maio de 2022 21:30 Sertã – Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

sexta-feira, 20 de maio de 2022 21:30 Aveiro – Feira do Livro (envolvente ao ATLAS)

sábado, 21 de maio de 2022 15:00 Amadora – Cova da Moura – Livraria Bazofo (Rua 8 de Dezembro, 13)

sábado, 21 de maio de 2022 17:00 Lisboa – Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna)