“Poesia ‘negra’ de expressão portuguesa” – para ler, ouvir e reconhecer

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa, acolhe no próximo sábado, 14, a partir das 15h, a conversa “Poesia ‘negra’ de expressão portuguesa”. A iniciativa, do Vozes – Clube do Livro –, pretende “trazer para o centro da discussão as dificuldades de expressão e de publicação que os autores de origem africana sentiram e continuam a sentir; o seu apagamento da memória colectiva; o seu não enquadramento no cânone; o seu papel secundário nos currículos escolares e académicos”. Uma realidade para conhecer e reconhecer, a partir de leituras, e também através de um debate com a presença de poetas e especialistas.

por Afrolink

A “Poesia ‘negra’ de expressão portuguesa” está em ‘exibição’ no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, no próximo sábado, 14, a partir das 15h.

A iniciativa, lançada pelo Vozes – Clube do Livro, pretende “trazer para o centro da discussão as dificuldades de expressão e de publicação que os autores de origem africana sentiram e continuam a sentir; o seu apagamento da memória colectiva; o seu não enquadramento no cânone; o seu papel secundário nos currículos escolares e académicos…”. 

O programa inclui a “leitura de poemas de vários países da CPLP, seguida de um debate com especialistas”, proposta que visa “despertar no público um maior entendimento da riqueza que a poesia africana de expressão portuguesa contém, estimulando os participantes a querer ler mais destes poetas”.

Ao mesmo tempo, espera-se activar consciências “acerca das várias estratégias que existem na sociedade para silenciar, vilipendiar ou apagar temas, autores, períodos históricos ou territórios da memória colectiva.”

Os poetas e leitores de poesia convidados são Lídia Florêncio, Rude Bwoy, Sílvio Ferreira e Gilson Barreto/DelaMantra. Estes dois últimos juntam-se ao debate, extensivo a Ana Maria Martinho, do Centro de Humanidades, Universidade Nova de Lisboa, e a Jessica Falconi, do CEsA-Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG/Universidade de Lisboa.