Racismo e xenofobia em Portugal: discursos de ódio online para travar

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), em parceria com o Grupo EducAR e Associação Kazumba estão a realizar um inquérito para “monitorizar, compreender e caracterizar as narrativas que sustentam a propagação dos discursos de ódio racial e xenófobo no contexto português em espaço digital”. O questionário, que demora cerca de cinco minutos a preencher, está inserido no projecto “Racismo e Xenofobia em Portugal: a normalização dos discursos de ódio no espaço público da internet”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Participem!

por Afrolink

Já foi alvo de discursos de ódio na internet? Em que veículos? Apresentou queixa? Partilhou a experiência com alguém? Que impacto considera que teve para a sua saúde mental?

Estas são algumas das questões presentes no questionário que o projecto “Racismo e Xenofobia em Portugal: a normalização dos discursos de ódio no espaço público da internet” está a aplicar.

 “Os seus objectivos gerais são monitorizar, compreender e caracterizar as narrativas que sustentam a propagação dos discursos de ódio racial e xenófobo no contexto português em espaço digital”, adianta a mensagem de divulgação da iniciativa, desenvolvida pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), em parceria com o Grupo EducAR e a Associação Kazumba.

O projecto está a ser financiando pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e as respostas recolhidos visam complementar os dados já recolhidos pela equipa de trabalho, estando garantido o anonimato.

Para participarem basta acederem a este link

Em caso de dúvida podem entrar em contacto via e-mail:

racismoexenefobiaempt@gmail.com