Regresso às aulas com um aliado extra: Mindfulness na Educação Infantil

A consultora e formadora educacional Georgina Angélica, uma das profissionais que já demos a conhecer no Afrolink, inaugura hoje a formação online “Mindfulness na educação infantil”, com a qual pretende esclarecer dúvidas sobre essa prática e partilhar estratégias pedagógicas para a sua implementação. Bem à medida das inquietações e ansiedades que acompanham o arranque do novo ano lectivo, marcado pela pandemia. 

por Afrolink

O que é o Mindfulness? Quais os seus benefícios? De que forma nos pode ajudar, diariamente, a melhorar o nosso autoconhecimento e a gerir emoções? Georgina Angélica promete esclarecer essas e outras questões na formação “Mindfulness na Educação Infantil”, que arranca hoje, às 19h, exclusivamente em formato digital.

A actividade, com a duração de uma hora, está inserida no programa de dinâmicas da comunidade IN.Collective, em que profissionais de várias áreas convertem as suas competências e experiências em formações.

No caso de Georgina, além da acção voltada para a educação dos mais novos – “A minha intenção é partilhar algumas estratégias de mindfulness e auto-regulação” –, está prevista uma outra sobre “Como ser anti-racista”, ainda em data a definir.

Com as duas formações, a especialista, que também se apresenta também como “conciliadora e agente de mudança apaixonada por justiça social e educação”, fortalece a presença digital, em linha com a missão de “oferecer soluções e planos sob medida”.

“Tenho a visão de um mundo cada vez mais qualificado, através do desenvolvimento pessoal e profissional”, introduz Georgina na comunidade IN.Collective, reiterando o foco na promoção de “sociedades mais justas, qualificadas e felizes”.

O compromisso transformador está bem vincado na sua morada web, que, além de reunir inúmeros créditos profissionais, partilha reflexões valiosas para enfrentarmos “de forma positiva as oportunidades do século XXI, com confiança e autenticidade”.

Lidar com a incerteza do futuro, valorizando a riqueza do presente

Por exemplo, “como será que as instituições de ensino reagirão aos novos desafios, e como vão cuidar de quem cuida?”, questiona Georgina, no artigo “Cuidar de quem cuida!”, disponível no blogue do seu site.

No texto, a formadora sublinha que “o futuro não se consegue prever”, mas lembra que “as instituições educativas conseguem definir e escolher quais serão os seus próximos passos diários”.

A caminhada, propõe Georgina, tem tudo a ganhar com o reconhecimento dos benefícios da mindfulness, entendida “como a consciência do momento presente, e o deixar fluir dos acontecimentos sem julgar ou criar expectativas”.

Justamente como nos pede o actual momento de pára-arranca social. “Estamos tão habituados a funcionar no piloto automático que esquecemos de valorizar o que há de mais precioso”, escreve Georgina, frisando a importância de vivermos “o agora”.

“Com maior consciência, conseguimos fazer melhores escolhas diárias, com melhores escolhas diárias, conseguimos ter melhores resultados diários”, reforça a formadora, fazendo suas as palavras do autor Robin Sharma.

Recorde aqui a conversa de Georgina Angélica com o Afrolink.