“25 DE ABRIL SEMPRE! 50 anos de protestos e resistências”, no Aljube
A exposição temporária “25 de Abril SEMPRE!”, que esteve patente no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa, de Abril de 2024 até ao passado mês de Janeiro, ganha agora nova vida, com o lançamento do livro “25 DE ABRIL SEMPRE! 50 anos de protestos e resistências”. A apresentação acontece na quarta-feira, 26, às 18h30, no auditório do Museu do Aljube.
O momento contará com a presença do sociólogo Manuel Carvalho da Silva, do antropólogo Miguel Vale de Almeida, da fundadora da rede Afrolink, Paula Cardoso, e da cineasta Raquel Freire, cujos textos podemos ler em “25 DE ABRIL SEMPRE! 50 anos de protestos e resistências”.
“Este livro que agora se publica, para além de testemunho documental da exposição, convida a reflectir sobre o que conquistámos”, antecipa-se na sinopse, entre questionamentos: “Estamos a usufruir e a defender esses direitos? Surgiram novos? Perderam-se outros? O que está por conquistar?”.
Lembrando que “a Revolução inaugurou um tempo de conquista de direitos democráticos”, a obra “revela momentos e protagonistas mais ou menos conhecidos que, de alguma forma, marcaram estes últimos 50 anos de experimentação da democracia participativa”.
Esta é também “uma proposta de viagem pelas resistências desde o 25 de Abril de 1974 até aos nossos dias, para sonharmos juntos o futuro em democracia”. Firmes na evocação, para que “Jamais nos falte inspiração para sonhar!”.
Morada: R. Augusto Rosa 42, 1100-059 Lisboa