A extensão do legado de Cabral sobe ao palco, com inteligência artificial

O artista cabo-verdiano Djam Neguin apresenta, na próxima sexta-feira e no sábado, dias 3 e 4 de Maio, no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, o espectáculo AMI.LCAR, “inspirado na vida, obra e pensamento de um dos maiores líderes de todos os tempos ⎯ Amílcar Cabral”. Com esta performance multidisciplinar, Djam Neguin propõe “um exercício de extensão do legado” do herói das lutas de liberação, no qual “ficciona episódios da sua existência e da sua ideologia emancipatória, anticolonial e ecológica, a partir do uso de dispositivos multimédia e da inteligência artificial, tensionando o real e o virtual, o humano e o pós-humano”. A entrada é gratuita, mediante reserva via SMS para 913 699 891 ou para info@espacodotempo.ptNa sexta-feira o espectáculo inicia às 21h30, no sábado, às 19h30.

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, apresenta Djam Neguin como “um artista cabo-verdiano do futuro”, singularidade que podemos conferir nos próximos dias 3 e 4 de Maio, no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo.

Com duas apresentações da performance multidisciplinar AMI.LCAR programadas – a primeira às 21h30, e a segunda às 19h30 –, o artista propõe “um exercício de extensão do legado” de Amílcar Cabral, no qual “ficciona episódios da sua existência e da sua ideologia emancipatória, anticolonial e ecológica, a partir do uso de dispositivos multimédia e da inteligência artificial, tensionando o real e o virtual, o humano e o pós-humano”.

A criação é inspirada “na vida, obra e pensamento de um dos maiores líderes de todos os tempos”, e aponta a arte e a tecnologia como “aliadas para expandir ideologias, utopias, e instigar as revoluções para um mundo que se quer com justiça e dignidade social para todes os seres viventes”.

Segundo antecipa a sinopse do projecto, pretende-se “criar um universo virtual no qual Amílcar Cabral irá interagir com cada espectador”.

Os objectivos passam igualmente por “apresentar o espectáculo em todos os países da CPLP e na diáspora cabo-verdiana e guineense, bem como nos demais festivais de artes cénicas internacionais”. A viagem celebra o centenário do nascimento do herói das lutas de libertação, e prevê também a construção de uma curta-metragem.

A próxima paragem conduz-nos até ao Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo.

A entrada é gratuita, mediante reserva via SMS para 913 699 891 ou para info@espacodotempo.pt

Anterior
Anterior

Fim-de-semana com Mercado Afrolink no CCB – Veja o que vai encontrar

Próximo
Próximo

Da cientificidade racista e colonial às “Escritas de Nós, por Nós”