As armadilhas coloniais do caso “Filha da Tuga”, desarmadas em Carta Aberta
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As armadilhas coloniais do caso “Filha da Tuga”, desarmadas em Carta Aberta
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“As recentes críticas à música “Filha da Tuga”, interpretada por Irma Ribeiro (escrita por Carolina Deslandes e produzida por Agir e Sons em Trânsito), bem como à performance de Rita Pereira, geraram um debate público – protagonizado essencialmente por pessoas negras – que a comunicação social e a branquitude se apressaram a despolitizar e a ridicularizar, mostrando como a experiência negra tende a ser desprezada e negada na sociedade portuguesa”. Assim começa a Carta Aberta: As armadilhas coloniais do caso “Filha da Tuga”, assinada por mais de 70 pessoas e colectivos. O Afrolink é um dos subscritores, publicando a mensagem na íntegra.
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Carta Aberta: As armadilhas coloniais do caso “Filha da Tuga”
As recentes críticas à música “Filha da Tuga”, interpretada por Irma Ribeiro (escrita por Carolina Deslandes e produzida por Agir e Sons em Trânsito), bem como à performance de Rita Pereira, geraram um debate público – protagonizado essencialmente por pessoas negras – que a comunicação social e a branquitude se apressaram a despolitizar e a ridicularizar, mostrando como a experiência negra tende a ser desprezada e negada na sociedade portuguesa.
O discurso de ódio inundou as redes sociais de pessoas como Mafalda Fernandes, ativista e autora da página de Instagram Quotidiano de uma Negra, que procuraram trazer à discussão questões como o lusotropicalismo e as suas reconfigurações contemporâneas, a falta de representatividade negra nas artes, lugar de fala, colorismo e apropriação cultural. Neste sentido, esta carta é, antes de mais, uma nota pública de solidariedade com Mafalda Fernandes e com todes aqueles que, de alguma forma, viram as suas vozes desvalorizadas e silenciadas ao longo deste processo.
Apresentando-se como um tributo à diversidade étnico-racial, “Filha da Tuga” está pejada de resquícios coloniais. Em 2022, depois de tudo o que se passou – dos casos de violência policial ao negacionismo sistemático das autoridades –, como pode uma música supostamente antirracista utilizar sem pejo a palavra “pretos”, camuflagens lusotropicalistas como a ideia de “mistura”, ou a palavra “descoberta”, quando esta está tão carregada de séculos de glorificação do colonialismo? Não deveria também um tema desta natureza ser produzido por uma equipa com maior representatividade negra – física e política?
Por outro lado, os problemas do lugar de fala e da pertença identitária das pessoas mestiças que “Filha da Tuga” aborda e suscita não são questões unicamente “pessoais” e decorrem dos processos de racialização. A figura da “mulata” do mito lusotropicalista e a posição do “assimilado” no Estatuto do Indigenato foram construídas pelo sistema colonial e serviram para manipular a categoria dos mestiços, introduzindo-lhe um status de pertença ambivalente e uma hierarquia de tom de pele – colorismo – que são fruto do racismo e operam em proveito da branquitude, mas também do patriarcado. Esta realidade é expressão de todo um sistema predatório das vidas das mulheres negras, reduzidas a fruta e bebida, objetos de satisfação de alguém. Isto é violência e há muito que este cartão-postal de uma Lisboa pretensamente mestiça é insuportável.
Mas o debate acabou por ser desvirtuado a partir do vídeo de Rita Pereira, que com tranças e sacudindo o “gingado”, dança e canta “Filha da Tuga”. Os media que noticiaram o caso preferiram inflamar a “polémica” em vez de informar de modo imparcial e com contraditório. Dessa forma, anularam a possibilidade de se discutir questões como os estereótipos exotizantes da mulher negra, a importância do lugar de fala, que a negritude não é adereço e, portanto, a apropriação cultural.
Convocamos à memória o caso das camisolas dos pescadores da Póvoa de Varzim, recriadas por uma ‘designer’ norte-americana em 2021, e como aí até se acionaram os meios judiciais para combater a "apropriação abusiva". É preciso lembrar também como historicamente a produção cultural negra tem sido explorada por uma indústria dominada por uma burguesia branca, vendo até mesmo a sua origem branqueada (como aconteceu com o Rock e o Fado).
Por outro lado, quando elementos das culturas negras são usados por pessoas brancas como mera forma de entretenimento e estetização, há um potencial esvaziamento político do seu significado de resistência, tornando-os mercadoria. Portanto, valorizar pode passar, exatamente, conforme a nossa posição nas relações de poder, por não repetir o gesto secular de saque.
Neste sentido, há um desafio que se coloca aos meios de produção cultural, sejam artísticos, jornalísticos ou outros, que é a descolonização das suas práticas e imaginários. Nós, abaixo-assinados, recusamos cair na armadilha da distração que, em vez de discutir o essencial, ou seja, a relação intrínseca entre apropriação cultural e racismo estrutural, se foca em polémicas adjacentes que em nada contribuem para uma política cultural pública antirracista, capaz de desconstruir o lusotropicalismo, reforçar a visibilidade e a representatividade das pessoas negras através das artes ou da produção cultural.
Subscrições coletivas
Afrolink
Associação ForçAfricana
Associação Kazumba - Educação e Equidade
Associação Mural Sonoro
Bantumen
Chá de Beleza Afro
Colectivo SaMaNe - Saúde das Mães Negras
Coletivo Artístico Nêga Filmes & Produções
Coletivo Mulheres Negras Escurecidas
DJASS- Associação de Afrodescendentes
Grupo EducAR
GTO LX – Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa
Iniciativa Cigana
INMUNE - Instituto da Mulher Negra
Movimento SOS Racismo Portugal
MUXIMA BIO BV
Nalini Seik
Núcleo Antirracista de Coimbra
O Lado Negro da Força
Passa Sabi
UNA - União Negra das Artes
Subscrições individuais
Ana Alves, Psicóloga
Ana Fernandes, Produtora, gestora e agente cultural.
Ana Luísa Brito
Ana Rita Alves
Ana Sofia Palma
Ana Stela Cunha, Antropóloga e Investigadora CRIA
Anabela Simões Ferreira
Ângela Gouveia
Anizabela Amaral, Jurista
Ariana Furtado, Professora do 1.º Ciclo
Augusto Neves Júnior, Empresário de turismo
Cristina Roldão, Socióloga
Danilo Moreira, Presidente do Tás logado? – Sindicato dos Trabalhadores de Call Center
Diógenes Parzianello, Sociólogo
Edna Tavares
Evalina Dias, Dirigente Associação Djass
Flavia Palladino, Pesquisadora
Joana Cabral, Psicóloga, Professora Universitária, Dirigente SOS Racismo
Joana Mouta, Gestora de projeto
João Delgado, Professor
João Rosário, Jornalista
Joel José Ginga
José Neves, Percussionista
José Rui do Rosário
José Semedo, Professor
Ladygbrown, Dj
Leonardo Botelho, Estudante
Luana Coelho, Investigadora
Lúcia Gomes, Advogada
Lúcia Vicente, Escritora
Luís Camanho, Designer
Mamadou Ba, Militante antirracista e investigador
Margarida Rendeiro, Professora universitária e investigadora
Maria Gil, Actriz
Marisa Paulo, Artista, performer e pesquisadora
Myriam Taylor, Defensora de Direitos Humanos
Neusa Sousa, Jornalista
Nirvana Reis Araújo, Advogada estagiária
Paula Cardoso, Fundadora da rede Afrolink
Pedro Schacht Pereira, Professor universitário
Piménio Ferreira, Militante antirracista
Raquel Lima, Investigadora de Estudos Pós-Coloniais
Rita Cássia Silva, Antropóloga, atriz-performer e ativista
Rita Coxe
Rodrigo Ribeiro Saturnino, Sociólogo e artista.
Silvia Jorge, Agricultora
Silvia Maeso, Socióloga e investigadora
Sinho Baessa de Pina, Vice-Presidente Ass. Cavaleiros de S. Brás, dinamizador comunitário
Sofia Reino
Soraia Simões de Andrade, Escritora e investigadora
Vanda Marques da Silva, Operadora de Tráfego Marítimo
Vanessa Sanches
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