Cabaz de filmes para "desembrulhar" a nossa História 

A quinta-feira é dia de estreias no grande ecrã, e a última, 28, trouxe-nos um cartaz recheado de bons motivos para procurarmos as salas de cinema mais próximas. O Afrolink destaca quatro filmes que, por um lado, nos ajudam a humanizar a nossa História e, por outro, apresentam figuras e/ou acontecimentos importantes para que possamos encontrar novas peças do passado e, com elas, continuar a preencher o nosso puzzle de memórias.

Partilhamos as quatro produções, com as respectivas sinopses:

Dahomey, de Mati Diop

Novembro de 2021. 26 tesouros do Reino do Daomé estão prestes a deixar Paris para regressar ao seu país de origem, a actual República do Benim. Juntamente com milhares de outros, estes artefactos foram saqueados pelas tropas coloniais francesas, em 1892. Mas que atitude adoptar perante o regresso a casa destes antepassados, num país que teve de avançar na sua ausência? Enquanto a alma dos artefactos é libertada, o debate instala-se entre os estudantes da Universidade de Abomey-Calavi.

Mais informações: https://nitratofilmes.com/filmes/dahomey/

Mário, de Billy Woodberry

Mário segue a história e o legado de Mário Pinto de Andrade, fundador do MPLA, pensador e activista pan-africano, cuja missão crítica nos movimentos de libertação africanos dos anos 60 e 70 lançou as bases para a identidade e representação das nações africanas recém-formadas após a colonização europeia. O seu legado é óbvio na análise socioeconómica dos assuntos africanos modernos, na busca por uma compreensão adequada das origens da identidade de África, na sua poesia, nas peças de teatro e guiões, e na memória da sua família, amigos e discípulos, que referem um grande espírito e mente rigorosa, que suscitou uma profunda admiração em todos aqueles que o conheceram.

Mais informações: https://leopardofilmes.com/filme/mario 

O Ouro e o Mundo, de Ico Costa

Domingos e Neusia são um jovem casal de uma pequena cidade de Moçambique. Ela vai à escola, ele tem um trabalho mal pago numa oficina de lavagem de carros. Ansiando por uma vida melhor, ele decide fazer uma mudança. Domingos embarca então numa viagem por Moçambique, com destino às minas de ouro no norte do país. Neusia fica em casa. Pouco tempo depois, tem novidades.

Mais informações: https://www.cinemas.nos.pt/filmes/o-ouro-e-o-mundo-10001509

Sodade, de Sarah Grace

Drama emotivo passado na pitoresca ilha do Fogo, em Cabo Verde, onde dois jovens apaixonados, Kevin e Linda, vêem a sua relação posta à prova por segredos familiares ocultos que ameaçam separá-los. A sua viagem através do amor, traição e reconciliação reflecte as lutas de identidade, migração e lealdade familiar. À medida que o amor de Kevin e Linda floresce, têm de enfrentar a realidade do passado da sua família e as consequências que isso acarreta para o seu futuro. O filme explora as complexidades das tradições cabo-verdianas, captando a beleza e as dificuldades da vida na ilha.

Mais informações: https://www.cinemas.nos.pt/filmes/sodade-50010587

Anterior
Anterior

A fome dos anos 40 em Cabo Verde documentada em cinema

Próximo
Próximo

O “Estado (anti) Manicomial” que celebra “a vida, música e dança”.