Colecções coloniais para percorrer em 5 km e 3,1 milhões de itens
O Coletivo Tributo aos Ancestrais PT, realiza, no sábado, 1 de Março, entre as 11h e as 13h, uma visita participada às Coleções Coloniais, Etnográficas e Xiloteca do Palácio dos Condes da Calheta, em Belém. Esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, e repete-se no dia 22 de Março, no mesmo horário.
A proposta permite “conhecer uma selecção de objectos africanos históricos que fazem parte de um vasto acervo de 3,1 milhões de itens preservados em 5 km lineares de arquivos”, antecipa a organização, acrescentando que o espólio resulta de “missões científicas realizadas ao longo de décadas, refletindo as tradições e a história das comunidades locais”.
A colecção inclui inúmeros artefactos “que testemunham a ancestralidade, memória e resistência de povos de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e outros territórios que viveram a ocupação colonial”.
A par do extenso arquivo de objectos, a visita dá acesso a uma “fascinante Xiloteca Histórica, composta por mais de 4.000 amostras de madeiras de 2.670 espécies de 107 origens diferentes, provenientes de várias regiões tropicais”.
A não perder.
Inscrições: tributoaosancestraispt@gmail.com | 965 696 769
Morada: R. Gen. João de Almeida 10-54, 1300-322 Lisboa