“Colonos e retornados. Conversas de lá para cá” – para seguir em Almada

A jornalista Joana Gorjão Henriques e a psicóloga social e investigadora Iolanda Évora moderam o ciclo de encontros “Colonos e retornados. Conversas de lá para cá”. A iniciativa decorre desde o fim-de-semana passado no Teatro Municipal Joaquim Benite, da Companhia de Teatro de Almada, e acompanha a apresentação do espectáculo “Uma barragem contra o Pacífico”, adaptado a partir da obra de Marguerite Duras.

Sempre aos sábados, e às 18h, a próxima sessão acontece no dia 22, e vai juntar Paula Cardoso, fundadora do Afrolink, e o ensaísta Álvaro Vasconcelos, num debate sobre “Colonialismo em Moçambique: antes e depois”.

Já no dia 29 de Março, as participações incluem a historiadora Cláudia Castelo e a antropóloga Sónia Frias, que vão abordar a vivência em Moçambique sob o sistema colonial.

Finalmente, o último encontro, no dia 5 de Abril, debruça-se sobre a experiência de ter sido retornado, a partir das intervenções da antropóloga Elsa Peralta e do assistente técnico Jorge Silva.

Falta apenas referir que a primeira conversa, no passado dia 15, contou com a presença do historiador David Luna de Carvalho, e do antropólogo Max Ruben Ramos, que reflectiram sobre a colonização, com Angola em pano de fundo.

Mais informações aqui

Morada: Av. Prof. Egas Moniz, 2804-503 Almada

Anterior
Anterior

A “Idade de Ouro” da cultura afro-americana brilha no Porto

Próximo
Próximo

Celebrar a união e presença das pessoas negras no Algarve com “Utomi”