“Danças Afro Diaspóricas - Na Gira do Atlântico”, para celebrar na Casa do Brasil
O Dia Mundial da Dança comemora-se na próxima terça-feira, 29, e as celebrações passam pela Casa do Brasil de Lisboa, palco da roda de conversa “Danças Afro Diaspóricas - Na Gira do Atlântico”, com início às 19h.
O encontro, apresentado como uma “celebração vibrante e reflexiva da dança como expressão de resistência, espiritualidade e ancestralidade”, vai juntar as perspectivas de Jorge Ciprianno, Rita Carneiro e Tony Omolu, com mediação de Joyce Souza.
“O evento destacará processos afirmativos e históricos de resistência, promovendo um diálogo profundo sobre a importância das práticas artístico-culturais do sujeito da diáspora africana”, lê-se na sinopse.
A inspiração para esta abordagem, apontam os promotores desta roda de conversa, é a “pesquisa de Mercedes Baptista, pioneira na integração das danças afro-brasileiras com o balé clássico e moderno, e Mestre King, conhecido por suas contribuições para a dança afro-brasileira e a valorização das tradições culturais”.
Nesta linha, a discussão pretende também incidir sobre “a criação de novas poéticas e metodologias que transcendem a perfeição dos gestos e mobilizam deslocamentos energéticos em Portugal”.
Vamos!
Morada: R. Luz Soriano 42, 1200-248 Lisboa