O que torna uma piada racista? A obra “Racismo Recreativo” explica
[et_pb_section fb_built="1" _builder_version="4.4.8" use_background_color_gradient="on" background_color_gradient_start="rgba(255,255,255,0.07)" background_color_gradient_end="rgba(0,0,0,0.42)" background_color_gradient_end_position="0%" background_color_gradient_overlays_image="on" background_image="https://afrolink.pt/wp-content/uploads/2020/09/New-Project-2020-09-03T160507.879.jpg" custom_padding="161px|||||"][et_pb_row _builder_version="4.4.7"][et_pb_column type="4_4" _builder_version="4.4.7"][et_pb_text _builder_version="4.4.8" header_2_text_color="#ffffff" header_2_font_size="50px" header_2_line_height="1.4em"]
O que torna uma piada racista? A obra “Racismo Recreativo” explica
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built="1" _builder_version="4.4.8"][et_pb_row _builder_version="4.4.7"][et_pb_column type="4_4" _builder_version="4.4.7"][et_pb_text _builder_version="4.4.8" text_font_size="16px" text_line_height="1.6em" custom_margin="||13px|||" hover_enabled="0"]
Que referências nos acompanham na nossa construção de negritude e africanidade? Quais os livros, filmes, séries, discografia ou palestras que nos ajudaram a desmontar a armadilha da história única? Publicamos, uma vez por semana, sugestões que espelham esse despertar identitário. Em “Racismo Recreativo”, do advogado brasileiro Adilson Moreira, vemos porque é que algumas “brincadeiras de amigos” devem ser levadas muito a sério.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row column_structure="3_5,2_5" _builder_version="4.4.7" custom_margin="|134px||auto||" custom_padding="||6px|||"][et_pb_column type="3_5" _builder_version="4.4.7"][et_pb_text _builder_version="4.4.8" text_font_size="16px" text_line_height="1.6em" custom_margin="||13px|||" locked="off"]
por Paula Cardoso
Muitos leram ali “uma simples piada”, ou mais uma “brincadeira de amigos”. Não faltou também quem defendesse que se o alvo da ‘tirada humorística’ não se sentiu ofendido – e até entrou no jogo –, mais ninguém teria esse direito. Pelo caminho, armadilhado de comentários inflamados nas redes sociais, notícias e textos de opinião em jornais, a frase nossa de todas as discussões raciais voltou a ouvir-se: “Agora é tudo racismo!”.
Tudo, no caso, resumia-se a um tweet, publicado em Setembro de 2019 pelo futebolista português Bernardo Silva, no qual comparou o colega francês Benjamin Mendy à mascote dos chocolates Conguitos. A mensagem, que o internacional luso acabou por apagar – na sequência de uma série de reacções de protesto –, valeu-lhe um jogo de suspensão na Liga Inglesa, onde actua, o pagamento de uma multa de 50 mil libras, e a obrigatoriedade de frequência de um programa educacional.
Manual para entender o castigo a Bernardo Silva
Para a Federação Inglesa de Futebol, ficou provado que o jogador do Manchester City violou o código de conduta da Liga, "por ter incluído referência, implícita ou explícita, à raça e/ou cor de pele e/ou origem étnica".
O castigo a Bernardo Silva, que já depois de ter eliminado o tweet lamentou a onda de contestação – “Hoje em dia já nem se pode brincar com um amigo…” –, continua a ser incompreensível para muitos, que volta e meia citam o caso como exemplo do “extremismo dos anti-racistas”.
A todos os que ainda não compreendem, mas gostariam de o conseguir, o Afrolink sugere a leitura do livro “Racismo Recreativo”, do advogado, mestre, e Doutor em Direito, Adilson Moreira.
Na obra, integrada na colecção brasileira Feminismos Plurais, e traduzida para francês, o autor aprofunda a relação entre racismo e humor.
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type="2_5" _builder_version="4.4.7"][et_pb_image src="https://afrolink.pt/wp-content/uploads/2020/09/New-Project-2020-09-03T160731.170.jpg" title_text="New Project - 2020-09-03T160731.170" _builder_version="4.4.8"][/et_pb_image][et_pb_image src="https://afrolink.pt/wp-content/uploads/2020/09/New-Project-2020-09-03T155741.482.jpg" title_text="New Project - 2020-09-03T155741.482" _builder_version="4.4.8"][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version="4.4.7" custom_padding="8px|||||"][et_pb_column type="4_4" _builder_version="4.4.7"][et_pb_text _builder_version="4.4.8" text_font_size="16px" text_line_height="1.6em" custom_margin="||13px|||" locked="off"]
“Piadas racistas expressam ausência de respeito”
Partindo da explicitação de uma série de conceitos, nomeadamente de racismo, raça, branquitude e negritude – cuja incompreensão e/ou distorção continuam a minar hipóteses de um diálogo construtivo – Adilson Moreira mostra-nos como o racismo recreativo se manifesta e normaliza no nosso quotidiano.
“Não podemos esquecer que o racismo e o humor são produções culturais. Isso significa que expressam o consenso dos grupos que têm o poder de criar e reproduzir sentidos”, assinala o autor, que discorre sobre a questão: “O que torna uma piada racista?”.
Começando por ressalvar que “os estudiosos oferecem respostas distintas”, o advogado salienta que as análises coincidem no reconhecimento de que “piadas racistas expressam ausência de respeito”.
A definição aplica-se ainda quando se “propagam estereótipos negativos sobre membros de grupos minoritários, o que concorre para a reprodução da animosidade social em relação a eles”, nota Adilson Moreira.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row column_structure="1_2,1_2" _builder_version="4.4.7" custom_padding="8px||5px|||"][et_pb_column type="1_2" _builder_version="4.4.7"][et_pb_image src="https://afrolink.pt/wp-content/uploads/2020/09/New-Project-2020-09-03T155923.641.jpg" title_text="New Project - 2020-09-03T155923.641" url="https://youtu.be/DGg6WolKgOs" _builder_version="4.4.8"][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2" _builder_version="4.4.7"][et_pb_text _builder_version="4.4.8" text_font_size="16px" text_line_height="1.6em" custom_margin="||13px|||" locked="off"]
Perpetuação de estereótipos negativos
Considerando que “o humor racista se baseia em estereótipos negativos sobre minorias raciais”, o especialista nota que “ele não faz referência apenas à posição subjectiva do indivíduo, ele não é um mero produto do psiquismo de um indivíduo particular”.
Explica-se, assim, porque é que a “brincadeira” de Bernardo Silva não afecta apenas Benjamin Mendy. Basta, aliás, uma breve pesquisa online para perceber que o nome “conguito” marcou negativamente a infância de muitas pessoas negras.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version="4.4.7" custom_padding="8px|||||" locked="off"][et_pb_column type="4_4" _builder_version="4.4.7"][et_pb_text _builder_version="4.4.8" text_font_size="16px" text_line_height="1.6em" custom_margin="||13px|||" locked="off"]
De boas intenções…
Para muitos, porém, o que conta é a intenção, e se a mesma não for racista, não faz sentido existir qualquer tipo de punição. Essa foi outra das leituras bem presentes no caso Bernardo Silva, com o treinador Pep Guardiola a sair em defesa do jogador.
"Eles [federação] deviam era focar-se noutros assuntos porque não fazem ideia quem é o jogador que estão a falar. O Bernardo é uma das melhores pessoas que eu já conheci na minha vida. Ele fala cinco línguas e essa é a melhor forma de se perceber como ele tem uma mente aberta”, disse o técnico, a quem prescrevemos a leitura de “Racismo Recreativo”.
No livro, Adilson Moreira lembra que as “palavras comunicam valores culturais e não deixam de disseminar sentidos negativos devido a uma suposta ausência de motivação psicológica”.
O autor insiste na ideia de que o racismo recreativo “não pode ser interpretado apenas como um tipo de comportamento individual, produto da falta de sensibilidade de um indivíduo em relação a outro”.
Pelo contrário, “as piadas e brincadeiras racistas referendam construções culturais responsáveis pela afirmação da branquitude como um referencial de superioridade moral”. Neste sentido “a construção simbólica da negritude como uma característica estética e moralmente inferior à branquitude é um dos elementos centrais do racismo recreativo”. Para desconstruir!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]