100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia, para ver na RTP África
A gala 2024 da Power List BANTUMEN 100, que distingue as 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia, vai ser transmitida no próximo dia 13 de Dezembro, às 21, na RTP África. Realizada no último sábado, 30 de Novembro, no Pátio da Galé, em Lisboa, esta foi a quarta edição da iniciativa, que se prepara agora para a estreia no pequeno ecrã.
No encerramento do Mês da Identidade Africana (MIA), promovido pela revista digital Bantumen em Novembro, para “criar espaços que celebrem a multiculturalidade africana”, aplaudimos mais uma edição da Power List 100, desta vez no Pátio da Galé, em Lisboa.
Foi aqui que, numa noite de gala, realizada no último sábado, 30 – e que será transmitida a 13 de Dezembro, às 21h, na RTP África – ficámos a conhecer os nomes das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia.
A lista que se renova a cada ano, desde o lançamento, em 2021, junta figuras de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, escolhidas em colaboração com vários meios de comunicação de expressão portuguesa.
A par das 100 pessoas distinguidas, em áreas tão variadas quanto as Ciências e a Comunicação, a gala destacou as trajectórias de Décio Machado – que recebeu o “Prémio de Mérito – Empreendedor Bantumen” – e de António Santos, a quem coube o Prémio Djassi Award.
Num balanço das indicações que integram a Power List 100, edição 2024, a Bantumen adianta que 49% das escolhas recaíram sobre mulheres, 47% sobre homens e 4% incluíram pessoas não binárias.
Quanto às áreas de intervenção dessas personalidades, o destaque foi para profissionais do sector das Artes e Cultura (32%); da Acção Social e Direitos Humanos: (20%) e da Comunicação e Media (18%).
Além do reconhecimento individual, esta é uma iniciativa que se propõe “promover a partilha e a reflexão em torno da diversidade cultural, e no contexto do último ano da Década Internacional dos Afrodescendentes, instituída pela ONU”.
No palco, a animar a noite, estiveram as actuações da moçambicana Assa Mautusse, da francesa de origens cabo-verdianas, Rislene Semedo, e as Batucadeiras das Olaias.
A celebração promete continuar em 2025.