A arte da Mbira que se conta no workshop de Mbalango

No próximo domingo, 6, o músico Mbalango apresenta o workshop “Xithokozelo ya Mbira – Contos de Mbira”, no âmbito da 1.ª edição do SUL – Festival Internacional de Artes Performativas, promovida pela Hotel Europa. Primeiro às 10h, e depois às 14h, o artista convida-nos a conhecer a “história, construção e papel” do instrumento Mbira na música de Moçambique, o seu país.

“Nos seus concertos, Mbalango transporta o público numa viagem sonora única, combinando os tons melódicos da Mbira com uma diversidade de instrumentos tradicionais e convencionais africanos e moçambicanos, criando uma experiência musical autêntica e envolvente”, lemos na biografia, que acompanha a divulgação do workshop “Xithokozelo ya Mbira – Contos de Mbira”.

Nesta actividade, além de dar a conhecer a importância da Mbira, Mbalango pretende “criar um diálogo musical onde cada som contribui para a harmonia do grupo”, a partir do ensino de uma canção tradicional e incentivo à improvisação colectiva.

 Desde 2021 em Portugal, o músico moçambicano também se destaca por cantar canções na língua changana.

A entrada é livre, mediante reserva, e sujeita à lotação do espaço. 

Moradas:

1.ª Sessão | MAR – Movimento de Arte e Ritmo – Costa da Caparica, Rua dos Pescadores 32 Cave Direita, 2825-488 Costa da Caparica

2.ª Sessão | Sociedade Musical Trafariense – Trafaria - Av. da Liberdade 20, 2825-861 Trafaria

Anterior
Anterior

Kriolo Sounds apresenta banda Bordão Cabo-verdiano

Próximo
Próximo

Celebrar África no Baldaya com L.O.V.E. – Ler, Ouvir, Ver e Expressar