“Mundos em Movimento” para conhecer no Afro-Portugal

Depois da estreia em 2022, o ciclo Afro-Portugal está de volta a Coimbra, para duas semanas de actividades, que iniciam na sexta-feira, dia 1, e estendem-se até 15 de Novembro. Com o mote “Mundos em Movimento”, o programa, disponível online, “apresenta artistas africanos/as e afrodescendentes do teatro à música, passando pela literatura, o cinema, a performance, as artes visuais, as artes sonoras e digitais”.

A proposta inclui também “uma feira do livro, conversas-debates, sessões para a infância e formação para escolas, ensino superior e pós-graduado”.

Segundo a mensagem de divulgação do evento, esta é uma programação que procura “pensar as complexidades quer dos movimentos memorialísticos, quer da circulação de identidades, na imaginação de futuros protagonizada por artistas negros/as”.

Ao longo das duas semanas, “interrogar-se-á a própria questão da negritude e da afrodescendência, a partir de trabalhos artísticos que partem dos ‘passados para futuros mais que perfeitos’”. 

A curadoria junta Catarina Martins, da Universidade de Coimbra; de Angola o artista plástico Hamilton Francisco (Babu); de Portugal, Madalena Bindzi, especialista em História da Arte; da Guiné-Bissau, o arquitecto e performer Marinho Pina, e, Yara Nakahanda Monteiro, escritora angolana.

O programa completo do evento pode ser consultado aqui: https://tagv.pt/public/uploads/2024/10/tagv.pt-afro-portugal-2024-web.pdf

 Morada: várias localizações em Coimbra: TAGV,  A Escola da Noite TCSB - Teatro da Cerca de São Bernardo  

Anterior
Anterior

Selma Uamusse tem carta branca para o futuro

Próximo
Próximo

A’Kubata que nos recebe, com performance e conversa