“Cinema e Descolonização”: o ciclo continua no ISEG
Depois da exibição, em Novembro passado, do documentário “Independência”, de Fradique, e da apresentação no mês passado de “48”, da autoria de Susana Sousa Dias, o ciclo “Cinema e Descolonização” regressa no sábado, 8, às 10h ao ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, com o filme “Memória em Três Actos”, de Inadelso Cossa.
Lançada em 2016, esta foi a primeira longa-metragem do realizador moçambicano, que, com a sua obra, se tem debruçado sobre vários capítulos do passado colonial português. Depois de “Xilunguine, A Terra Prometida” (2011), e de “Uma Memória Quieta” (2014), Inadelso apresentou “Memória em Três Actos”, filme voltado para a brigada da PIDE que actuava em Moçambique nos tempos do Estado Novo.
“Com testemunhos em primeira mão dos silenciados do regime (presos, torturados ou obrigados a viver uma vida de clandestinidade)”, esta longa-metragem visita “vários locais que marcaram vidas para sempre”, lê-se na sinopse.
Integrado na programação paralela da exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário”, patente no Museu Nacional de Etnologia, o ciclo “Cinema e Descolonização” vai decorrer até Junho.
O cartaz dos próximos meses reserva-nos mais três produções, sempre ao primeiro sábado de cada mês, e às 10h.
A exibição de “Memória em Três Actos” terá lugar no Auditório 2 do ISEG, com entrada livre.
Morada: ISEG - Rua do Quelhas, n.º 6, 1200-781 Lisboa, Portugal