“Cinema e Descolonização”: o ciclo continua no ISEG

Depois da exibição, em Novembro passado, do documentário “Independência”, de Fradique, e da apresentação no mês passado de “48”, da autoria de Susana Sousa Dias, o ciclo “Cinema e Descolonização” regressa no sábado, 8, às 10h ao ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, com o filme “Memória em Três Actos”, de Inadelso Cossa.

Lançada em 2016, esta foi a primeira longa-metragem do realizador moçambicano, que, com a sua obra, se tem debruçado sobre vários capítulos do passado colonial português. Depois de “Xilunguine, A Terra Prometida” (2011), e de “Uma Memória Quieta” (2014), Inadelso apresentou “Memória em Três Actos”, filme voltado para a brigada da PIDE que actuava em Moçambique nos tempos do Estado Novo.

“Com testemunhos em primeira mão dos silenciados do regime (presos, torturados ou obrigados a viver uma vida de clandestinidade)”, esta longa-metragem visita “vários locais que marcaram vidas para sempre”, lê-se na sinopse.

Integrado na programação paralela da exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário”, patente no Museu Nacional de Etnologia, o ciclo “Cinema e Descolonização” vai decorrer até Junho.

O cartaz dos próximos meses reserva-nos mais três produções, sempre ao primeiro sábado de cada mês, e às 10h.

A exibição de “Memória em Três Actos” terá lugar no Auditório 2 do ISEG, com entrada livre. 

Morada: ISEG - Rua do Quelhas, n.º 6, 1200-781 Lisboa, Portugal

Anterior
Anterior

Mario Lucio dá música aos 50 anos da Independência de Cabo Verde

Próximo
Próximo

Explosão de sonoridades d’ “Uma Maravilhosa Supernova” sobe ao palco com os Dixit