“Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo”
Nos próximos dias 8 e 9 de Novembro, realiza-se, em Lisboa, o Congresso Internacional “Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo”, com a presença de investigadoras, dirigentes e activistas de movimentos de mulheres de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal. A iniciativa é promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), e insere-se no seu Programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Na sexta-feira, 8, os trabalhos começam às 9h e estendem-se até às 18h30, no Arquivo Nacional Torre do Tombo, situado na Alameda da Universidade/Cidade Universitária. Já no sábado, dia 9, as actividades acontecem das 10h às 11h30 na Casa do Alentejo, localizada na Rua das Portas de Santo Antão.
Segundo a organização, o congresso pretende “contribuir para estreitar laços e conhecimento aprofundado dos momentos mais difíceis que a guerra colonial e a luta de libertação dos países colonizados por Portugal, mais uniu as mulheres na luta anti-fascista e anti-colonialista”. Foi a partir dessa “luta muito solidária comum em Portugal e nos países colonizados”, que, assinala o MDM, se “abriu o caminho tão esperado para esse dia luminoso e limpo que foi o 25 de Abril 1974” .
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, disponível online: https://shorturl.at/OIo4y
O programa do Congresso pode ser consultado aqui: https://www.plataformaongd.pt/uploads/fotos_artigos/files/mdm_congresso.pdf
Morada para dia 8: Arquivo Nacional Torre do Tombo, Alameda da Universidade, 1649-010 Lisboa
(Cidade Universitária)
Morada para dia 9: Casa do Alentejo, Rua das Portas de Santo Antão, 58, 1150-268 Lisboa