As “Rotas de Cuidado” traçadas pela União Negra das Artes

A sala 2 da Culturgest, em Lisboa, acolhe, no próximo dia 12 de Novembro (terça-feira), das 10h às 17h30, o workshop “Rotas de Cuidado na Prática das Artes Performativas em Portugal”, dirigido a profissionais do sector. Esta é uma proposta da UNA -União Negra das Artes, associação cultural, e “dá continuidade à criação de um ‘manual anti-racista’ para o sector artístico-educativo em Portugal”, retomando o pensamento sobre como, a partir de um “manual”, é possível “transformar instituições e organizações culturais”, promovendo “o anti-racismo e a inclusão, nas práticas artísticas e de gestão”.

Proposta dá seguimento ao workshop: “Linhas Anti-racistas para a Arte/educação: tecendo passados, presentes e futuros”, mediado em 2023 por Dori Nigro e Melissa Rodrigues 

Com acesso livre, mediante candidatura*, o workshop surge no seguimento do programa/conferência “Reformular a Autoridade e a Autoria nas Artes - Tecendo Linhas de Reparação”, desenvolvido no ano passado com curadoria de Raquel Lima. Nessa ocasião, coube a Dori Nigro e Melissa Rodrigues mediarem o workshop: “Linhas Anti-racistas para a Arte/educação: tecendo passados, presentes e futuros”.

Com a promessa de retomar “os fios e perguntas tecidas no ano passado” a UNA convida “agentes artísticos e profissionais do sector a estarem presentes neste workshop que pretende promover diálogos interseccionais nas artes performativas, desconstruindo práticas de simples representação simbólica, e desenvolver relações de trabalho, de cuidado e afecto à altura da multiplicidade de que são feitas as sociedades actuais”.

Formulário de candidatura: https://invtdu.to/_k8814

*O processo de selecção é feito por um júri, com base nas informações enviadas no questionário. As respostas serão enviadas entre os próximos dias 5 e 6 de Novembro.

Morada: Culturgest, Rua do Arco do Cego 50, 1000-300 Lisboa

Anterior
Anterior

Poemas e contos de Tomás Medeiros saídos da “Mensagem”

Próximo
Próximo

“Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo”