Afrolink Business: a via para aprender, empreender e crescermos juntos

Nos últimos dois anos, mais de 70 projectos marcaram presença no Mercado Afrolink, iniciativa que, neste 2024, ganha um novo impulso: o lançamento do segmento Afrolink Business. Desenvolvido nos últimos meses, a partir de um diagnóstico de necessidades realizado junto de um núcleo de empreendedoras, o Afrolink Business concretiza-se através de um programa de capacitação (o Afrolink Business Program), a que se juntou, há exactamente uma semana, a Afrolink Business Network. Trata-se de uma rede de alianças e parcerias em que, para além da promoção de encontros presenciais – sempre como um tema ligado ao mundo dos negócios –, pretendemos construir um centro de recursos online, com acesso a informações facilitadoras da jornada empreendedora. Até lá, recordamos as imagens que marcaram o nosso primeiro evento Afrolink Business Network, realizado na quarta-feira, 20 de Março, na Casa do Impacto, em Lisboa.

Quem somos? Em que áreas nos movimentamos? Que desafios enfrentamos? Como nos podemos apoiar nas nossas trajectórias de vida, nos projectos e negócios que desenvolvemos?

O Afrolink nasceu a partir desses e de outros questionamentos. Primeiro em circuito fechado, no Facebook, e, desde 29 de Junho de 2020, com morada própria, e aberta a todas as pessoas.

Dia a dia, ao longo dos últimos quase quatro anos, comprometemo-nos a reconhecer e honrar heranças ancestrais, apresentando figuras e factos históricos sobre a presença negra em Portugal, demos a conhecer profissionais negros das mais variadas áreas, divulgámos reptos e eventos anti-racistas, visibilizámos iniciativas invisibilizadas.

Investidos em expor os vieses da narrativa mediática instalada, propusemo-nos construir a nossa própria narrativa, acessível a partir do nosso site, Facebook e Instagram.

A linha editorial evoluiu, entretanto, para uma linha de negócios, inaugurada a partir da organização do Mercado Afrolink.

Dois anos depois desta iniciativa, chegou o momento de aprofundar a dinâmica iniciada, consolidando ligações já estabelecidas e facilitando novos contactos, nomeadamente com investidores.

A via de concretização é o segmento Afrolink Business, cuja etapa inaugural aconteceu no final de Janeiro, com o lançamento de um programa piloto de capacitação – o Afrolink Business Program –, a que se junta agora a construção de uma rede de ignição de novas ideias, contactos e acessos: a Afrolink Business Network.

O primeiro encontro desta rede aconteceu na semana passada, na Casa do Impacto, em Lisboa, sob o mote “Negócios: como planear, investir e financiar com sustentabilidade?”.

Connosco estiveram os convidados Nuno Amado, da Casa do Impacto, e Rui Coelho, da 6 graus| Parceiro de investimentos, que partilharam experiências e conhecimento, a partir de uma questão de partida.

Alguma vez estiveram num espaço, em Portugal, a discutir negócios, apenas com uma audiência de pessoas negras que se dedicam a empreender?

Há uma resposta antes e depois do nosso primeiro encontro Afrolink Business Network.

Começámos por esse questionamento, por entendermos que importa refletir sobre as barreiras étnico-raciais que encontramos no acesso aos espaços onde se decidem candidaturas, investimentos, linhas de financiamento, e outros apoios ao negócio.

Consciente de que as comunidades afroportuguesa, africana, afro-brasileira e afrodescendente permanecem à margem dessas oportunidades, o Afrolink pretende derrubar os obstáculos já identificados, nomeadamente para escalabilidade dos projetos, apostando na criação de mais e melhores acessos.

Por detrás desta iniciativa está a convicção de que só com união conseguiremos encontrar respostas para as nossas necessidades, e, dessa forma, cocriar mudança.

Este é um caminho que queremos continuar a fazer convosco. Sempre a aprender, empreender e crescer.

Continuemos ligados!

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