ARTIGOS
A fome dos anos 40 em Cabo Verde documentada em cinema
O documentário "Os 47's - depoimentos que ficaram", da cineasta cabo-verdiana Artemisa Ferreira, vai ser exibido em Portugal, na próxima semana, em duas sessões com a presença da autora. Na quinta-feira, 5, às 19h30, o ponto de encontro é o espaço Tabanka Sul, no Seixal, enquanto na sexta-feira, 6, a apresentação acontece, às 20h, no Espaço Mbongi 67, em Queluz.
Cabaz de filmes para "desembrulhar" a nossa História
A quinta-feira é dia de estreias no grande ecrã, e a última, 28, trouxe-nos um cartaz recheado de bons motivos para procurarmos as salas de cinema mais próximas. O Afrolink destaca quatro filmes que, por um lado, nos ajudam a humanizar a nossa História e, por outro, apresentam figuras e/ou acontecimentos importantes para que possamos encontrar novas peças do passado e, com elas, continuar a preencher o nosso puzzle de memórias.
O “Estado (anti) Manicomial” que celebra “a vida, música e dança”.
Depois da estreia no passado dia 10 de Novembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, a “Performance Estado (anti) Manicomial” entra no novo mês com novas datas de apresentação: 3, 4 e 5 de Dezembro, para grupos escolares do 3.º e 4.º anos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico; e 15 de Dezembro para crianças a partir dos 9 anos e seus familiares.
“Alma Ancestral: Arte Etnográfica Africana”, para ver em exposição
Inaugurada no passado dia 14 de Novembro, a exposição “Alma Ancestral: Arte Etnográfica Africana”, pode ser visitada até ao próximo dia 14 de Dezembro, na Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa, em Campo de Ourique. A mostra, organizada em parceria com a galeria Afrika Infinity, reserva-nos, para este 30 de Novembro, às 18h, uma visita-guiada de acesso gratuito, embora sujeito à lotação do espaço.
“Áfrika”, da kontadera Ilda Vaz, ganha vida em videoclip
O Mbongi67, em Queluz, acolhe sábado, 30 de Novembro, às 18h, o lançamento do videoclip da canção "Áfrika", que marca a estreia discográfica de Ilda Vaz. Desde o início de Setembro disponível nas plataformas digitais, “Áfrika” dá expressão artística a um de muitos episódios racistas que a kontadera viveu e vive desde a infância, período marcado por uma viagem no “barco da escravatura”.
“Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde”, para folhear
Investigadora em Estudos Literários, Geni Mendes de Brito apresenta, no próximo sábado, 7 de Dezembro, às 16h30, no CCCV – Centro Cultural Cabo Verde, em Lisboa, o livro “Morna, Identidade e Literatura em Cabo Verde”.
Clube dos Poetas Vivos traz-nos as letras de Ellen Lima Wassu
Espaço “para conversar e ouvir poesia”, o Clube dos Poetas Vivos reúne-se uma vez por mês, permitindo-nos conhecer novos criadores. Desta vez, o encontro, com coordenação de Teresa Coutinho, está marcado para o próximo dia 7 de Dezembro (sábado), às 16h, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, e reserva-nos uma ligação a Ellen Lima Wassu.
A tradição e a modernidade de Cabo Verde sobem ao palco com Dieg
Na antecâmara da preparação do seu primeiro álbum, o cantor e compositor cabo-verdiano Dieg apresenta, no próximo dia 6 de Dezembro, a partir das 22h30, no palco do B.Leza, em Lisboa, um espectáculo inédito.
O legado de José Afonso celebra-se com música
A Associação José Afonso celebra este sábado, 23, no Fórum Lisboa, a partir das 17h, o seu 37.º aniversário, com o espectáculo “Sem muros nem ameias”.