ARTIGOS
Celebrar a família, a comunidade e a cultura além do Natal, com Kwanzaa
Se os dias 24 e 25 de Dezembro marcam o calendário com as festividades de Natal, os sete dias seguintes são dedicados aos valores e princípios Kwanzaa. Celebremos!
Do discurso político à análise do colorismo, Dayse Alfaia segue em pesquisa
Dayse Alfaia viveu em Angola, Moçambique, África do Sul e Cabo Verde, antes de se fixar em Portugal, há 11 anos. Investigadora, a brasileira Dayse Alfaia está hoje n’ O Lado Negro da Força.
Sandré Baldé apresenta "Para Que Fique Bem Escurecido", na Casa Mocambo
A Casa Mocambo, em Lisboa, recebe, no próximo domingo, 17, o evento III de apresentação do livro "Para Que Fique Bem Escurecido", de Sandra Baldé. Entre as 15h e as 17h.
“Educação Antirracista: fim de caminhada” – encontro aberto online
No próximo sábado, 9, o grupo EducAR realiza um encontro virtual para assinalar o encerramento de uma caminhada de 12 turmas em Portugal. O acesso é livre, mediante inscrição.
Em linha com a vida de Daúto Faquirá, hoje n’ O Lado Negro da Força
Treinador de futebol e comentador, Daúto Faquirá nasceu em Moçambique, e vive, desde os 12 anos, em Portugal. Formado em Educação Física e Desporto, está hoje n’ O Lado Negro da Força
Brasil atento ao racismo em Portugal: Mamadou Ba não segue sozinho
A condenação de Mamadou Ba na justiça portuguesa, por difamação do nazi Mário Machado, motivou, no Brasil, uma carta de apoio ao dirigente do SOS Racismo. Publicamos.
O voo de Sankofa que eleva a paixão de Áurea Sofia pelo activismo político
Nascida em Lisboa há 20 anos, com ascendência angolana e cabo-verdiana, Áurea Sofia Silva estuda Ciência Política e Relações Internacionais, enquanto voa à boleia do programa Sankofa.
José Eduardo Agualusa abre o livro hoje, n’ O Lado Negro da Força
Reconhecido como um dos mais importantes autores em língua portuguesa da actualidade, José Eduardo Agualusa é o convidado de hoje d’ O Lado Negro da Força. Para ver às 21h.
Cinco anos do grupo EducAR para celebrar sábado, na Casa Mocambo
No próximo sábado, 28, o grupo EducAR – plataforma de educadores anti-racistas celebra cinco anos, na Casa Mocambo, em Lisboa, com um programa à medida da sua história de “r-existência”.