ARTIGOS
As vozes que atravessam o rio e rompem margens, por uma Lisboa igualitária
“Entre margens: vozes que atravessam o rio” é uma performance sonora que pode ser escutada amanhã, 28, no âmbito da festa do projecto “ReMapping Memories", do Goethe-Institut Portugal.
A grande maldição do homem branco, mascarada de teoria da substituição
Amedrontado pela possibilidade de o feitiço se virar contra o feiticeiro, o homem branco apoia-se na teoria da grande substituição. Comentamos mais logo n’ O Lado Negro da Força.
Amizade, raça, racismo, império e memória na nova obra de Joaquim Arena
O livro “Siríaco e Mister Charles”, de Joaquim Arena, é lançado na próxima quinta-feira, 26, às 18h30, na Ler Devagar, em Lisboa. Traz consigo “uma história entre Portugal e Cabo Verde no século XIX”.
O movimento negro em Portugal de 1911 a 1933, apresentado em exposição
A Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, inaugura na próxima quarta-feira, 25, às 16h, a exposição "Para uma história do movimento negro em Portugal, 1911-1933". O acesso é livre.
Últimos dias para seguir viagem no périplo literário de Paulina Chiziane
A escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do Prémio Camões 2021, termina amanhã, 21, o tour literário em Portugal, iniciado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Três decisões para a mesma sentença: o sistema judicial não vê racismo
Num país estruturalmente racista como Portugal, o que podemos esperar da actuação da Justiça? Comentamos mais logo n’ O Lado Negro da Força, com três decisões judiciais sob análise.
Paulina Chiziane inicia hoje tour literário em Portugal – conheça a rota
A escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do Prémio Camões 2021, está em Portugal para um tour literário, que começa hoje, às 18h30, na Faculdade de Letras de Lisboa.
Ocupação ilegal, despejo legítimo? Que política temos para a habitação?
O despejo, nos últimos dias, de várias famílias no bairro do Griné, em Aveiro, evidencia uma vez mais a incapacidade de o Estado dar resposta aos problemas de acesso à Habitação.
Entre revoluções, a vida e o tempo de Sita Valles – para conhecer no cinema
Quase 45 anos cumpridos desde a “purga” no MPLA – que a Amnistia Internacional estima ter custado pelo menos 30 mil vidas –, a produção "Sita - A vida e o tempo de Sita Valles" chega ao cinema.