ARTIGOS
O livro das “Histórias e Memórias de Mulheres de Cabo Verde em Portugal”
O livro "Histórias e Memórias de Mulheres de Cabo Verde em Portugal" é apresentado amanhã, 26, num webinar de acesso livre, com início às 16h. O Afrolink antecipa algumas das linhas desta obra.
O 25 de Dezembro que nasceu em África, e se faz presente no Natal
Por que se comemora o Natal a 25 de Dezembro? A resposta que se repete associa a celebração ao nascimento de Jesus. Mas, antes desta ligação, a data já marcava o calendário afro.
Para quando África? Uma reflexão ao encontro das lições de Joseph Ki-Zerbo
A obra “Para quando África?” convida-nos a uma série de reflexões, a partir do pensamento de Joseph Ki-Zerbo, historiador, activista e político burquino, falecido em 2006.
Um livro para a História daqueles que "não têm história"
Que referências nos acompanham na nossa construção de negritude e africanidade? O livro “Abina and the important men – a graphic history” lê-se como um grito pela liberdade.
Os crimes sem castigo na missão de Anizabela, a “nossa” Mãe Justiceira
Ex-dirigente da SOS Racismo, Anizabela partilha como a vida lhe foi mostrando que precisava de se envolver na luta anti-racista, hoje especialmente activa no combate online ao discurso de ódio.
Uma viagem ao encontro da História e do legado de Nelson Mandela
Ontem assinalaram-se sete anos desde a morte de Nelson Mandela, chorada a 5 de Dezembro de 2013. Hoje regressamos a essa data, a partir de uma reportagem publicada no jornal Agora.
No matriarcado de Patriarca, a cachupa tem fama e proveito presidencial
Chegou de navio a Lisboa, naquele que descreve como “o pior dia da vida”. Enfrentou humilhações e privações, mas nunca baixou os braços. Hoje é dona do restaurante Coqueiro.
As personagens, os sentimentos e os sons de um património da humanidade
O Centro Cultural Cabo Verde, em Lisboa, inicia hoje um novo ciclo da exposição "Morna: Sons, Personagens e Sentimentos", patente até ao próximo dia 11 de Dezembro.
A presença africana no Porto, pelo foco do fotojornalista José Sérgio
O fotojornalista José Sérgio, moçambicano radicado em Portugal, inaugura este sábado, 31, às 16h, a exposição “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto”. Para ver até 23 de Dezembro.