ARTIGOS
Da alucinação à cegueira cromática dos portugueses – os "Brancos honorários"
“A nossa cor de origem é a cor branca” e “a nossa raça é a caucasiana”. As afirmações do vice-presidente do Chega dão o mote para o artigo da autoria de Luísa Semedo, e para a discussão que se segue.
Web Summit com Myriam Taylor no palco, e Bantumen à mesa pela inclusão
No regresso da Web Summit a Lisboa, o programa – que se inaugura hoje e encerra na próxima quinta-feira, 4 – reserva-nos uma série de atracções. A começar por uma presença Black Lives Matter.
Helga Stewart traz-nos a “oportunidade do ano” que vai agitar as vendas
A caminho da 3.ª edição do 'SalesShaker', que se realiza online no próximo dia 30 de Setembro, o Afrolink publica a opinião da fundadora do evento, Helga Stewart. Com um convite para a “oportunidade do ano".
Era uma vez (n)o jornalismo: os múltiplos “erros” da cor do racismo
Tinha 23 anos quando entrei na minha primeira redacção, como estagiária. Saí em 2019, 16 anos depois, como directora. Entre o início e o fechar de um ciclo, os episódios racistas sucederam-se.
Que lugar para o protagonismo negro nas salas de cinema portuguesas?
“Judas e o Messias Negro” não estreou nas salas portuguesas, apesar da aclamação internacional. O que falta para reconhecer crédito ao protagonismo negro no mundo da sétima arte?
O tráfico de pessoas é uma grave violação dos Direitos Humanos, mas…
O que o caso de Odemira nos diz sobre a forma como acolhemos os imigrantes? Reflectimos juntos n’ O Lado Negro da Força, hoje com a jornalista Flávia Brito como convidada.
Entre os cravos e as armaduras, a História “sem álibis” nem “apoucamentos”
O passado colonial esteve no centro do discurso presidencial no 47.º aniversário do 25 de Abril, escolha que reconhece a urgência de Portugal lidar com a sua herança histórica.
O veredito de Chauvin: “Uma condenação justa não é sinónimo de Justiça”
No rescaldo da condenação do ex-polícia Derek Chauvin, culpado dos três crimes de homicídio de que foi acusado pela morte de George Floyd, publicamos a análise de Luísa Semedo.
Que influência teve a ministra da Justiça na escolha do procurador europeu?
Francisca Van Dunem chegou onde chegou sem recurso à escada partidária ou à trepadeira televisiva. Fê-lo pelo mérito da competência profissional, analisa a empresária e activista Myriam Taylor.