ARTIGOS
Viagem musical em duo, com representações da negritude americana
A Sala Principal do Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, reserva-nos, no próximo dia 13 de Dezembro, às 19h30, um concerto inédito: Fay Victor e Sam Newsome apresentam-se, pela primeira vez, juntos em duo. “Com quase uma década de colaboração em diversos projectos”, os músicos embarcam em dupla “para uma viagem marcada por uma profunda sinergia musical alicerçada na livre comunicação”.
David J. Amado leva exclusão de vozes migrantes no cinema ao Parlamento
O realizador e argumentista jamaicano-estadunidense, David J. Amado, estará na Assembleia da República no próximo dia 10 de Dezembro, às 11h, para falar “sobre a exclusão de vozes migrantes no sector cinematográfico e a necessidade urgente de revisão da Lei do Cinema”.
A fome dos anos 40 em Cabo Verde documentada em cinema
O documentário "Os 47's - depoimentos que ficaram", da cineasta cabo-verdiana Artemisa Ferreira, vai ser exibido em Portugal, na próxima semana, em duas sessões com a presença da autora. Na quinta-feira, 5, às 19h30, o ponto de encontro é o espaço Tabanka Sul, no Seixal, enquanto na sexta-feira, 6, a apresentação acontece, às 20h, no Espaço Mbongi 67, em Queluz.
Cabaz de filmes para "desembrulhar" a nossa História
A quinta-feira é dia de estreias no grande ecrã, e a última, 28, trouxe-nos um cartaz recheado de bons motivos para procurarmos as salas de cinema mais próximas. O Afrolink destaca quatro filmes que, por um lado, nos ajudam a humanizar a nossa História e, por outro, apresentam figuras e/ou acontecimentos importantes para que possamos encontrar novas peças do passado e, com elas, continuar a preencher o nosso puzzle de memórias.
O “Estado (anti) Manicomial” que celebra “a vida, música e dança”.
Depois da estreia no passado dia 10 de Novembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, a “Performance Estado (anti) Manicomial” entra no novo mês com novas datas de apresentação: 3, 4 e 5 de Dezembro, para grupos escolares do 3.º e 4.º anos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico; e 15 de Dezembro para crianças a partir dos 9 anos e seus familiares.
“Alma Ancestral: Arte Etnográfica Africana”, para ver em exposição
Inaugurada no passado dia 14 de Novembro, a exposição “Alma Ancestral: Arte Etnográfica Africana”, pode ser visitada até ao próximo dia 14 de Dezembro, na Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa, em Campo de Ourique. A mostra, organizada em parceria com a galeria Afrika Infinity, reserva-nos, para este 30 de Novembro, às 18h, uma visita-guiada de acesso gratuito, embora sujeito à lotação do espaço.
“Áfrika”, da kontadera Ilda Vaz, ganha vida em videoclip
O Mbongi67, em Queluz, acolhe sábado, 30 de Novembro, às 18h, o lançamento do videoclip da canção "Áfrika", que marca a estreia discográfica de Ilda Vaz. Desde o início de Setembro disponível nas plataformas digitais, “Áfrika” dá expressão artística a um de muitos episódios racistas que a kontadera viveu e vive desde a infância, período marcado por uma viagem no “barco da escravatura”.
“Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde”, para folhear
Investigadora em Estudos Literários, Geni Mendes de Brito apresenta, no próximo sábado, 7 de Dezembro, às 16h30, no CCCV – Centro Cultural Cabo Verde, em Lisboa, o livro “Morna, Identidade e Literatura em Cabo Verde”.
Clube dos Poetas Vivos traz-nos as letras de Ellen Lima Wassu
Espaço “para conversar e ouvir poesia”, o Clube dos Poetas Vivos reúne-se uma vez por mês, permitindo-nos conhecer novos criadores. Desta vez, o encontro, com coordenação de Teresa Coutinho, está marcado para o próximo dia 7 de Dezembro (sábado), às 16h, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, e reserva-nos uma ligação a Ellen Lima Wassu.