Inquérito sobre identidades e vivências das pessoas negras
A investigadora Eva Michelle Wheeler, dos Departamentos de Línguas e Culturas Mundiais e Black Studies do Providence College, no estado americano de Rhode Island, está a realizar um estudo sobre “as identidades, experiências e os posicionamentos sociais de pessoas que se identificam como negras e residem em Portugal”.
“O projecto faz parte de uma conversa mais ampla sobre como a negritude é vivida e aprendida em diferentes espaços culturais”, adianta a investigadora.
Quem decidir participar começará por responder a um breve questionário com alguns dados de caracterização, a que se seguirá o preenchimento de um inquérito escrito (de duração não superior a 30 minutos) sobre como descreve a sua identidade e experiências em Portugal.
Em momento posterior, caso assim o deseje, poderá ainda participar de uma entrevista, de cerca de uma hora, que será gravada em áudio, “onde discutirá e aprofundará as respostas ao inquérito escrito juntamente com a investigadora”.
Como forma de compensar o tempo disponibilizado, há um subsídio de 5 dólares pela participação no inquérito escrito, a que acrescem outros 20 dólares caso também opte por participar na entrevista gravada.
As informações fornecidas serão anonimizadas, e não serão partilhadas com pessoas que não estejam a trabalhar no projecto.
Mais informações:
Dra. Eva Michelle Wheeler ewheele4@providence.edu ou +1 (401) 865-1725
Providence College IRB irb@providence.edu